Abertura do Agosto da Alegria vai discutir integração entre cultura, turismo e economia

Uma miscelânea de cores, música e poesia. Essa é a proposta do Agosto da Alegria, que promete transformar o Rio Grande do Norte em um estado referência quando o assunto é a cultura popular. A abertura oficial do evento acontece nesta segunda-feira (08), às 15h, no Teatro Alberto Maranhão. A governadora Rosalba Ciarlini estará no local a partir das 17h, participando das festividades. Até o dia 07 de setembro, a programação inclui apresentações folclóricas, discussões acadêmicas, shows musicais, lançamento de livros, mostra de cinema, feira de artesanato, festival gastronômico, concurso fotográfico e muitas outras atrações.

O grande objetivo do Governo do Estado em promover o Agosto da Alegria é aliar a cultura popular ao turismo. Para a governadora Rosalba Ciarlini, a cultura é também um fator econômico que gera trabalho e renda para muitos artistas e que ajuda a desenvolver o turismo e a economia local. “O Agosto da Alegria vai fortalecer o nosso turismo no período que é normalmente de baixa estação. A partir deste ano, Natal terá uma nova atração que vai trazer mais turistas para o estado e consolidar de vez nossa capital no calendário nacional de eventos artísticos culturais”, explica.

Na abertura do evento está programada a realização de uma Mesa Redonda que vai discutir a experiência de outras partes do país, na realização de eventos que envolvem a tríade cultura, turismo e economia. A condução dos trabalhos ficará a cargo da secretária extraordinária de Cultura do Estado, Isaura Rosado. “Esse encontro que abre o nosso festival vai servir como direcionamento para todo o evento. Nessa discussão, poderemos conhecer melhor como essa proposta inovadora do Governo do Estado pode se transformar em resultados positivos não só para quem faz a cultura, mas também para a movimentação do turismo e da nossa economia”, disse.

As discussões vão contar com a participação do representante da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Carlos Alberto Carvalho Correia, responsável por eventos como a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o Carnaval de Recife e o Ciclo Junino de Caruaru; o secretário de Cultura do Amazonas, Robério dos Santos Braga, que vai expor a experiência do Festival de Parintins; e Roberto Schimit, secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, que vem compartilhar o trabalho realizado nos festejos natalinos na cidade de Gramado (RS).

De acordo com o secretário de Turismo do RN e presidente da Emprotur, Ramzi Elali, o Agosto da Alegria é um projeto grandioso, que tem tudo para impulsionar o turismo do Rio Grande do Norte. “O evento proporciona ao potiguar e ao turista uma programação de alto nível. Isso vem a somar muito para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, conclui.

No dia da abertura do evento, o Teatro Alberto Maranhão ainda vai abrigar outras atividades. A partir das 18h, ocorrerá o lançamento de dez publicações de cordéis que fazem parte da Coleção Cultura Potiguar e o Concurso de Fotografia Agosto da Alegria, que vai premiar os profissionais e amadores que registrarem as atividades culturais que vão movimentar a cidade durante o período do evento. As inscrições para o concurso poderão ser realizadas entre 05 de setembro e 05 de outubro. A programação completa do Agosto da Alegria está disponível nos endereços: www.cultura.rn.gov.br ou www.agostodaalegria.com.br.

Deixar um comentário