Caravana da Saúde retorna ao bairro de Ponta Negra nesta quarta

O projeto Caravana da Saúde Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti, chega, na manhã desta quarta-feira (17), à Escola Municipal Professora Josefa Botelho, no bairro de Ponta Negra, onde fica até a próxima sexta-feira (19), para a segunda etapa de exames e consultas vocais, oftalmológicas e audiológicas em alunos e funcionários do local.

Na última semana, os profissionais da Caravana estiveram na Escola Municipal Arnaldo Monteiro, em Neópolis, onde atenderam mais de 190 estudantes e todos os professores e pessoal da equipe de apoio, presentes nos dias da visita à instituição.

 “Todo mundo, pais, alunos e professores, já conheciam a rotina, adoram o projeto, e estavam bastante ansiosos para mais este ano de avaliações dentro da escola. Pois, além da equipe atender muito bem, ninguém precisa ter que marcar consultas em uma clínica e se ausentar do trabalho para cuidar da saúde”, destaca a professora Katarine Cesar de Araújo, diretora da escola Arnaldo monteiro.

O projeto

Com quase dois anos de atuação em Natal, a Caravana da saúde Escolar é um projeto dirigido a crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de educação, além de docentes e equipes de apoio. Seu principal objetivo é resgatar a diminuição da repetência escolar, assim como a evasão escolar, através do diagnóstico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais, trabalhando na melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.

As escolas recebem a visita de uma equipe médica, munida de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da instituição. Aos professores são oferecidos consulta com o otorrino e exames de laringoscopia e espectrografia vocal e aos alunos, consulta com oftalmologista e otorrinolaringologista, exames de audiometria, otoscopia, tonometria e teste de acuidade visual. Quando necessário, para uma maior precisão o diagnóstico  do paciente, todos também são beneficiados com procedimentos de contrapartida na sede do Instituto Pedro Cavalcanti, como cirurgias e exames complementares

Deixar um comentário