Comissão Interamericana de Direitos Humanos reconhece atuação da segurança pública no RN

O estado do Rio Grande do Norte foi reconhecido internacionalmente, em matéria de Direitos Humanos, pela Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos – CIDH. O destaque é relativo à rápida atuação das autoridades de Segurança Pública na investigação e elucidação do crime de assassinato do comunicador e presidente do Partido dos Trabalhadores no município de Serra do Mel, Ednaldo Filgueira.

O assassinato teria sido motivado por publicações de matérias no blog que Ednaldo mantinha. Três homens interceptaram o carro e dispararam contra o blogueiro, no dia 15 de junho deste ano.

Nos dias 2 e 3 de julho, menos de um mês após o assassinato, o setor de Segurança Pública conseguiu prender cinco pessoas pelo envolvimento no homicídio e apreenderam armas e munições. Segundo o comunicado enviado pela CIDH: “A Relatoria Especial ressalta a diligente ação institucional e espera que o Estado brasileiro continue a investigação para identificar e deter aos autores intelectuais do assassinato; processar e julgar os suspeitos; e sancionar os responsáveis. Para a Relatoria Especial é imprecindível que os Estados atuem de maneira pronta e decisiva com o fim de combater a impunidade desses crimes e assim prevenir que os mesmos se repitam.”

Recentemente, a governadora Rosalba Ciarlini determinou ao setor de Segurança Pública, medidas que possam trazer mais segurança para o norterriograndense, principalmente para quem vive no interior do Estado. Com isso, foi criado o programa “Sertão Seguro”, que leva ações de policiamento ostensivo às cidades afastadas da capital, onde equipes de policiais militares fazem o patrulhamento exclusivamente nas fronteiras do estado e em áreas em que o índice de criminalidade é alto.

Deixar um comentário