Fátima anuncia mais três IFRNs para o RN

A presidenta Dilma Roussef anunciará na próxima terça-feira a fase 3 do Programa de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e confirmará a criação de novas unidades do IFRN em Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi. Por cem anos, o estado possuiu apenas duas escolas técnicas (Mossoró e Natal) e após oito anos do governo do PT já são 15 unidades, com a construção de escolas na Zona Norte de Natal, no Centro da capital, Currais Novos, Ipanguaçu, Apodi, Parnamirim, Pau dos Ferros, João Câmara, Macau, Caicó, Santa Cruz, Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante. Com essa nova expansão, agora serão 18.

“O fato de contarmos com 15 unidades do IFRN em funcionamento e irmos para 18 mostra a justeza da nossa luta e a qualidade do corpo técnico do Campus Central do IFRN, que mesmo quando tínhamos apenas duas unidades acreditou no sonho de expansão e fez trabalhos primorosos, o que acabou convencendo o governo federal de que o nosso estado tinha capacidade e necessitava de mais escolas técnicas profissionalizantes”, enfatizou a deputada Fátima Bezerra. “A nossa luta e o empenho da reitoria do IFRN permitiram que o nosso estado fosse o melhor atendido, em termos proporcionais, com a política de expansão das escolas técnicas implementada pelo governo Lula e continuada pela presidenta Dilma”, lembrou.

Luta antiga – Há mais de dois anos a deputada tem lutado junto ao Ministério da Educação para que fossem construídas IFRNs em Parelhas, São Paulo do Potengi, Alexandria, Jucurutu, Canguaretama, Lajes, Umarizal, Touros e Ceará-Mirim. Aprovou requerimentos na Câmara dos Deputados e conversou inúmeras vezes com técnicos do MEC mostrando a viabilidade para a construção de unidades nesses municípios.

“Agora, nós vamos lutar para que os outros seis municípios que tínhamos reivindicado possam ser contemplados em etapas seguintes, ainda dentro do primeiro governo Dilma. Há um estudo no MEC para que sejam implantados campus menores, que ofereçam cursos direcionados para as demandas específicas da região. Vamos aproveitar essa característica e apresentar novos projetos que atendam os municípios não beneficiados neste momento”, adiantou Fátima Bezerra.

Para Fátima Bezerra, a população dos municípios de Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi estão de parabéns, pois sediarão escolas de qualidade, capazes de mudar a economia e a qualidade social da região. “Ninguém duvida da qualidade dos nossos IFRNs que, nos locais onde eles estão instalados, já conseguiram melhorar os índices de desenvolvimento dos municípios”, lembrou.

Deixar um comentário