Fátima Bezerra fala sobre o Pronatec em entrevista a Paulo Henrique Amorim

A presidenta da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra (PT), explicou terça-feira (23) as linhas gerais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e emprego (Pronatec) em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim no programa Record Atualidade, da Record News.

Você pode assistir à entrevista aqui.

“A meta é que nos próximos anos a gente ofereça oito milhões de novas vagas, que serão destinadas ao ensino profissionalizante técnico de nível médio e para a formação inicial e continuada de trabalhadores. Até 2014 serão 600 escolas técnicas administradas pelos Institutos Federais”, disse Fátima Bezerra após detalhar como está sendo o trâmite do projeto no Congresso Nacional. “A expectativa é que no início de setembro, assim que a gente destrancar a pauta na Câmara dos Deputados, a gente possa levá-lo ao plenário e aprová-lo”.

O Pronatec corre simultaneamente em quatro comissões, de Educação e Cultura (CEC); Constituição e Justiça (CCJ); Trabalho, Administração e Serviço Público (CTAS); e Finanças e Fiscalização (CFF).

A CCJ votou terça-feira (23) o projeto, que recebeu 18 emendas.  A CEC deve aprová-lo ainda hoje.

Fátima Bezerra afirmou que, através do programa Brasil Profissionalizante, o Governo Federal vai injetar R$ 1 bilhão nos estados para que eles construam e mantenham suas redes estaduais de ensino técnico e profissionalizante. E que o Sistema S (Sesi, Senac, Senai e Sesi) deverá destinar 2/3 da sua arrecadação a cursos de formação profissional inicial e continuada.

Além de estudantes do ensino médio, o Pronatec contemplará beneficiários do Bolsa Família e do seguro desemprego. Os estudantes terão acesso a bolsas de ensino (hoje apenas os universitários têm esse direito).

“O Brasil nunca cuidou do ensino técnico, muito pelo contrário. Na década de 90 foi aprovada uma lei que impedia o Governo Federal de expandir essas escolas técnicas. Felizmente isso foi superado: foram cem anos para 140 escolas e, em oito anos (de Governo Lula), nós tivemos mais de 200 novas escolas. Agora, no governo da presidenta Dilma e com a aprovação do Pronatec, vamos chegar a 600 novas escolas técnicas em 2014”, disse Fátima Bezerra.

Deixar um comentário