Governadora Rosalba Ciarlini participa da abertura de aula magna do ministro Aloizio Mercadante

Fotos: Elisa Elsie

O auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte recebeu na manhã desta sexta-feira (26) estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições para a aula magna do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. O tema da apresentação foi Ciência, Tecnologia e Inovação: estratégia para o País.

O evento registrou a presença da governadora Rosalba Ciarlini, da reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, do ex-reitor da UFRN e diretor do projeto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo, dos deputados federais Rogério Marinho e Fátima Bezerra, do deputado estadual Fernando Mineiro, e da secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho.

De acordo com a reitora Ângela Paiva Cruz, a presença do ministro Aloizio Mercadante no estado marca a construção do Programa Ciência sem Fronteira, que vai permitir aos estudantes de graduação e pós-graduação complementar a formação em importantes universidades do exterior.

As bolsas do programas começam a ser distribuídas já no segundo semestre de 2011. A UFRN foi incluída na cota em virtude da nota 4 obtida nos Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC) divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) do Ministério da Educação (MEC).

“É muito relevante a presença do ministro aqui em Natal para a aula magna para marcar também um momento importante da UFRN, no momento de alavancar ciência, tecnologia e inovação como fatores determinantes para o desenvolvimento do país”, declarou a reitora Ângela Paiva Cruz.

Ainda segundo ela, 100 mil bolsas serão oferecidas para 2011, das quais 75 mil a partir do Governo Federal, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e 25 mil a partir de instituições privadas.

Sobre o tema da aula magna, a governadora Rosalba Ciarlini alertou que o RN não pode deixar de investir em inovação, ciência e tecnologia em virtude da alta demanda que será exigida pelo estado nos próximos anos. “O aeroporto de São Gonçalo e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) sairão do papel e nós precisaremos de todo o potencial que temos e que a UFRN vem trabalhando para tornar realidade. Tudo isso é muito positivo e precisa ser alavancado nas universidades. O desenvolvimento passa pela ciência e tecnologia”, observou a governadora.

Rosalba Ciarlini lembrou ainda que nos próximos anos “o RN precisa dar passos largos em relação à tecnologia, mas sozinhos nada poderemos fazer e, por isso, precisaremos de parcerias privadas. A pesquisa na área de tecnologia é um campo aberto que engloba as potencialidades do nosso estado como petróleo e gás, energia eólica, fruticultura e mineração. Tudo isso é muito importante para o desenvolvimento do nosso estado”, concluiu Rosalba Ciarlini.

Já o ministro Aloizio Mercadante, ressaltou ações de desenvolvimento na área educacional nos últimos oito anos, e destacou a boa relação da presidente Dilma Rousseff com a governadora Rosalba Ciarlini, dizendo que “não tenho dúvidas que elas farão uma boa parceria. Sinto a honra, então, ao ser convidado para a aula magna, valorizando a ação da mulher na política”, encerrou.

Fonte:Assecom-RN

Deixar um comentário