Governadora Rosalba Ciarlini recebe o governador do Ceará em seminário que debateu os rumos da educação no Ensino Médio

Fotos: Elisa Elsie

A governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã desta sexta-feira (12) do seminário “Agenda para Mudanças Curriculares no Ensino Médio” que reuniu no auditório do CTGás, profissionais  interessados em debater as alterações necessárias para educação no país.

O seminário, idealizado pelo deputado federal Rogério Marinho, trouxe para Natal governador do Ceará, Cid Gomes, que fez uma palestra mostrando o trabalho desenvolvido na área de educação em seu Estado. O Ceará apresentou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb,) da região Nordeste, índice que mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Durante a palestra, Cid Gomes falou sobre o Programa de Alfabetização na Idade Certa, um programa bem sucedido que contribuiu para o melhoramento da educação no Ceará.

O seminário também contou com a participação do professor Claudio de Moura Castro, escritor e especialista em educação que ensinou na PUC/RJ, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, UNB, Universidade de Genebra, entre outras e atualmente mantém uma coluna semanal numa revista de grande circulação nacional. “O seminário é importante, pois o país precisa despertar para o fato de que o nosso ensino médio é inviável. Ele não tem condições de ser implementado corretamente, nem condições ideais, porque ele tem erro de concepção” resumiu o professor Claudio.

Para a professora Betânia Ramalho, secretária de Estado da Educação e da Cultura, o encontro representa um momento de reflexão baseado no Plano Nacional de Educação. “Precisamos aprofundar o discurso pensando na educação básica como um todo”, disse a secretária. “Devemos tornar todo o processo de aprendizagem do jovem num processo mais atrativo. A escola tem que incorporar um conhecimento que faça sentido para esse jovem. A escola precisa estar vinculada ao trabalho e oferecer perspectiva de vida, de futuro aos nossos estudantes”, concluiu a secretária.

“É muito importante um encontro como este para que sejam analisadas todas as realidades, para que seja montado um Plano Nacional de Educação, sem improviso, de uma forma bem programada e bem estruturada que venha melhorar a qualidade de ensino”, disse Rosalba Ciarlini. A Governadora assistiu às palestras e convocou toda a sociedade para participar de um movimento para melhorar a educação. “No RN, já estamos nos preparando para uma grande mobilização social a favor da educação para que, com iniciativas como esta, do deputado Rogério Marinho, que traz pessoas com boas experiências para mostrar, grandes nomes da educação e com esses bons exemplos a gente possa elaborar novas ideias para o Plano Estadual da Educação e assim melhorar a educação no nosso Estado”, concluiu.

O deputado Federal Rogério Marinho é o Coordenador Temático do Ensino Médio e Profissionalizante dentro da Comissão Especial do plano Nacional de Educação (PNE). “Estamos provocando essa discussão para ouvir sugestões e ideias que venham acrescentar na formulação do PNE. NO próximo dia 1º de setembro, estaremos promovendo um seminário como este em São Paulo e no dia 14 de setembro, em Brasília”, explicou o Deputado.

 

Deixar um comentário