Assembleia Legislativa instala Frente Parlamentar emDefesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Nesta quarta-feira (21), a Assembleia Legislativa realiza uma audiência pública para instalar a Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Também será discutida a necessidade de investimentos em acessibilidade nas obras previstas para a Copa de 2014. A iniciativa é do deputado Hermano Morais (PMDB). A audiência acontece no auditório Robinson Faria, às 14h30.

Durante o encontro será assinado o Termo de Adesão à Campanha da Acessibilidade do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). O documento já foi assinado pela Prefeitura de Natal e durante a solenidade deverá receber a assinatura do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do RN e da Câmara Municipal do Natal.

Para Hermano, a instalação da Frente Parlamentar das Pessoas com Deficiência e a assinatura do Termo de Acessibilidade são de extrema importância. “O RN é o segundo Estado do Brasil com o maior número de pessoas com deficiência. Precisamos aproveitar a oportunidade das obras de mobilidade da Copa de 2014 para preparar a cidade para a nossa população, que sofre diariamente com obstáculos de todos os tipos”, enfatizou o deputado.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência também é comemorado nesta quarta-feira.

Vivaldo enaltece a força de trabalho do seridoense

O deputado Vivaldo Costa-PR enalteceu esta manhã a força de trabalho do seridoense, que coloca a região Seridó na posição de a menos pobre do Estado, de acordo com recente ranking estadual divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, com base no censo de 2010.

“De 10 municípios do Rio Grande do Norte onde o seu povo vive bem, sete estão no Seridó: Caicó, Timbaúba dos Batistas, Ipueira, Santana do Seridó, São José, Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas. Os outros são três municípios grandes: Natal, Mossoró e Parnamnirim.O índice de pobreza no Estado é 13,8%, enquanto que na região esse índice só atinge 7,6.O Seridó é diferente porque o povo é trabalhador e competente”, disse.

Segundo o parlamentar, é a força do trabalho que tem impulsionado o desenvolvimento da região, que, apesar de incluída na área do polígono das secas tem conseguido se destacar no cenário estadual.

Programação da Semana Nacional de Trânsito segue até dia 24

A Semana Nacional de Trânsito continua e a programação da campanha “Trânsito na Paz” traz atividades que mostram à população a importância de dirigir com responsabilidade.

Nesta quarta-feira (21), Dia Internacional da Paz Mundial, será promovido no auditório do Detran-RN, localizado na sede do órgão em Cidade da Esperança, o movimento “A paz no trânsito abraçará a paz mundial”, com atividades voltadas para a paz no trânsito. Será ministrada a palestra “Pensando a paz (Por que queremos paz)” e serão recitadas mensagens de paz pelo mundo. O evento será das 11h às 14h.

Já na quinta-feira (22), uma blitz educativa irá abordar os motoristas que trafegam pela Via Costeira e pela Avenida Maria Lacerda, das 9h às 11h. Os condutores receberão brindes e orientações sobre a responsabilidade no trânsito. Na sexta-feira (23), a blitz para motoristas e motociclistas chega à Zona Norte da cidade, na Avenida João Medeiros Filho, também das 9h às 11h.

No sábado (24), a programação será toda no Norte Shopping, na Zona Norte da cidade. Haverá a primeira edição do curso de pilotagem consciente, com duração de oito horas para motociclistas e, a partir das 14h, apresentações teatrais sobre a educação no trânsito feita por escolas da rede estadual.

A campanha “Trânsito na Paz” foi desenvolvida por Marcelo Moura e Andrea Almoedo, pais do estudante Alan Almoedo, vítima de acidente de trânsito, e tem o apoio do Governo do Estado e do Detran, sendo inserida na Semana Nacional de Trânsito.

Governo do Estado recebe representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários

Na tarde desta terça-feira (20), os secretários de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez; do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes; e da Administração e dos Recursos Humanos, José Anselmo Carvalho, se reuniram com uma comissão do Sindicato dos Agentes Penitenciários para discutir o reajuste salarial da categoria.

Os agentes querem um aumento de 45% e entregaram uma proposta ao Governo de Estado de parcelamento, que começaria ainda em novembro deste ano sendo concluído em 2012. “Reconhecemos que o pleito da categoria é justo, mas o Governo, hoje, não pode oferecer datas ou um cronograma de reajuste devido às condições financeiras do estado”, disse o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso. Com as reivindicações em mãos, ficou acertado uma nova reunião para o dia 4 de outubro, onde a equipe econômica irá avaliar e dar uma resposta sobre o pleito.

O secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, José Anselmo Carvalho, mostrou através de números a atual situação econômica, mas tranquilizou a categoria sobre a possível mudança do quadro e a possibilidade de atender ao pleito.

Na reunião também foi assegurado pelo secretário Thiago Cortez, da Sejuc, o melhoramento e incremento dos equipamentos de segurança para os agentes, como armas não letais, coletes, a construção de cadeias públicas e aquisição, através de aluguel, de 10 viaturas selas para a Secretaria.

Fonte: Assecom-RN

 

Deixar um comentário