Hermano se solidariza com bancários em greve

O deputado Hermano Morais (PMDB), manifestou total apoio à greve dos bancários, deflagrada a partir de hoje (27). O parlamentar criticou a falta de sensibilidade e respeito dos patrões, que na sua avaliação “Teimam em não reconhecer a força de trabalho e seguem acumulando lucros”.

O deputado é bancário licenciado e se solidarizou com os grevistas, por estarem enfrentando grandes dificuldades no seu trabalho. No pronunciamento que fez na sessão plenária desta terça-feira (27) Hermano disse que o reduzido número de funcionários vem sobrecarregando a rotina de trabalho. O parlamentar disse que irá apresentar projeto de lei limitando o tempo de permanência nas filas.

Audiência: Comissão de Saúde da AL vai receber propostas dos servidores e encaminhá-las ao governo

 Fotos: João Gilberto

A criação de uma legislação específica para os servidores do RN, visto que as normas reguladoras que tratam do pagamento do adicional de insalubridade se encontram desatualizadas; a realização de concurso público para peritos e a convocação de técnicos em segurança do trabalho foram algumas das reivindicações apresentadas ao final da audiência pública convocada pelo deputado Fábio Dantas (PHS) e realizada nesta tarde (26) no plenarinho da Assembleia Legislativa com o tema: “A Saúde Pública e os direitos e garantias dos trabalhos insalubres”.

Todas as reivindicações serão entregues à Comissão de Saúde do legislativo do RN para serem transformadas nas propostas da audiência pública e serão entregues ao governo. De acordo com o Sindsaúde, mais de dois mil profissionais estão prejudicados em todas as regiões do Estado pelo não pagamento ou pagamento parcial do adicional de insalubridade.

Nutricionistas, técnicos em nutrição, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, psicólogos, assistentes sociais e auxiliares administrativos que atuam no setor de internamento e na recepção dos pacientes, são, segundo o sindicato, os mais prejudicados.

Servidores de Natal e do interior participaram do debate. De Apodi, a técnica Francisca Etelvina, que trabalha no centro cirúrgico, disse que recebe 20% mas teria direito a 40%. Ela citou casos de outros colegas que estão com o pagamento aquém do que prevê a legislação.

De acordo com o artigo 189 da CLT, as atividades que são consideradas insalubres são aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância, fixados em razão da natureza e da intensidade do agente nocivo e do tempo de exposição aos seus efeitos.

 Outras informações:

Assessoria de Comunicação Social da ALRN

 

Deixar um comentário