Robinson Faria, deputados, prefeitos e vereadores prestigiam inauguração da escola Osmundo Faria

Deu no Blog do Oliveira

Fotos: Márlio Forte

Robinson e Maurício Marques com a foto de Osmundo Faria que foi afixada na escola

Prefeitos, deputados, vereadores e autoridades na mesa central da solenidade

Robinson, Fábio Faria Raimundo, Vivaldo, Gesane, Maurício e Agnelo na inauguração da escola

Uma grande festa marcou a inauguração da nova escola municipal Osmundo Faria, em Passagem de Areia,  na noite desta sexta-feira(9).

A homenagem ao fundador da unidade de ensino, Osmundo Faria,  que dá nome ao estabelecimento, reuniu  políticos, professores, alunos e moradores do bairro que lotaram a quadra de esporte do local.

Atendendo atualmente 380 alunos, a escola agora conta com dez salas de aula, além de laboratório de informática e biblioteca, tendo capacidade para receber mais de 500 estudantes.

A Prefeitura de Parnamirim investiu mais de R$ 1,4 milhão para a construção da instituição de ensino que agora ocupa o quarto prédio em seus 62 anos  de fundação.

A escola Osmundo Faria foi criada pelo empresário, pai do vice-governador Robinson Faria, que mantinha uma granja no bairro e, atendendo aos pedidos da comunidade, criou um grupo escolar onde a comunidade pudesse ser alfabetizada.

“Anos depois, ele doou um terreno na avenida Getúlio Vargas, onde a escola funcionou até 2009, quando foi novamente transferida para outro prédio, no qual permaneceu até agora”, explicou Vandilma Oliveira, secretária municipal de Educação.

Vandilma Olivera ressalta que a escola é uma unidade que tem sua própria memória a qual precisa ser preservada. “Osmundo Faria foi um homem que pensou na educação como um meio de transformação social. E é seguindo esta mesma linha de raciocínio que o prefeito Maurício Marques investe na educação de qualidade dos parnamirineses com o objetivo de possibilitar a ampliação dos horizontes dos cidadãos”, destacou a secretária.

Acompanhado do filho, deputado federal Fábio Faria, o vice-governador Robinson Faria lembrou o período de dois anos em que morou na granja localizada próximo à nova escola, ainda na adolescência, e da sensibilidade de seu pai em, mesmo sem ser formado, ter investido na educação da comunidade.

“Meu pai trabalhava no comércio e foi o único dos irmãos que não se formou, mesmo assim, tinha a percepção da importância da educação na vida das pessoas. Muitos pensam que ele construiu o núcleo para alfabetizar os filhos dos funcionários da granja, mas isso é um engano, pois eram apenas dois. A escola foi para os moradores de Passagem de Areia. E na hora em que um gestor entrega uma escola, ele entrega novas perspectivas para uma geração”, ressaltou Robinson Faria.

O prefeito Maurício Marques enfatizou que “sempre sonhei que os sonhos eram possíveis”.

E acrescentou: “Sempre estudei em escola pública e o que Osmundo Faria fez pela educação é um exemplo. Nossa prioridade é garantir ensino de qualidade às nossas crianças e jovens. Estamos preparando o futuro e, como para 2012, temos uma perspectiva de 35 mil alunos na rede municipal já determinamos a construção de mais duas escolas e cinco centros infantis na cidade a serem licitados até novembro”.

Além de Maurírio Marques, Robinson Faria e Fábio Faria, estiveram presentes ao evento os deputados estaduais Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Gesane Marinho; vice-prefeito Epifânio Bezerra; prefeitas Graças Marques, Vanira, Daíse, Norma e ex – prefeitos.

Deixar um comentário