Rogério Marinho, debate Ensino Médio com especialistas em São Paulo

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) realizou nesta quinta-feira (01), o segundo debate dentro da Agenda para Mudanças Curriculares do Ensino Médio. O tucano, que é coordenador temático do Ensino Médio e Profissionalizante dentro da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, discutiu dessa vez com os professores Luiz Carlos Menezes, da USP, e Guiomar Namo de Mello, da PUC. O evento foi realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

Rogério Marinho criticou a situação atual da educação brasileira, apresentou os dados mais recentes do governo federal na área e disse que o país está regredindo na qualidade do ensino, se comparado com os números da década de 90. “O atual estágio é muito preocupante, nós precisamos de um sistema com educação técnica de qualidade o mais rápido possível”, disse o parlamentar.

Para os debatedores, a educação brasileira também precisa enfrentar mudanças. Para Guiomar de Mello, um dos nomes mais respeitados neste setor no país, ex-secretária de Educação de São Paulo e ex-deputada estadual paulista, é preciso encontrar uma “organização pedagógica” para o ensino médio. Ainda de acordo com a especialista, a questão orçamentária ainda é um problema, mesmo após a criação do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb).

Já de acordo com o professor Luiz Carlos Menezes, que acumulou uma série de cargos nesta área em algumas das principais instituições de ensino do país, o Brasil precisa criar um novo currículo de ensino médio que leve em conta as características de cada região e a infraestrutura oferecida no local.

Um terceiro debate dentro da Agenda para Mudanças Curriculares no Ensino Médio será realizado ainda neste mês de setembro, em Brasília (DF). O objetivo é reunir sugestões para serem incluídas dentro do novo Plano Nacional de Educação. Os debates são promovidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Comissão de Educação da Câmara, da qual Rogério faz parte.

 

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