Assembléia Cidadã:Produção de sabão sustentável é uma das novidades

O Projeto Sabão Sustentável foi uma das novidades na décima segunda edição da Assembléia Cidadã, realizada de 26 a 27 na cidade de Umarizal na região Médio Oeste, beneficiando famílias daquele município e de Olho D`água dos Borges, Lucrecia, Viçosa e Riacho da Cruz.

O professor Antônio Olavo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN, unidade de João Câmara, que promoveu as oficinas para 85 pessoas, nos dois dias, disse que o projeto tem por objetivo educar a população quanto à preservação ambiental, orientando o descarte correto do óleo de cozinha usado.

“Além disso, o Sabão Sustentável tem a vantagem de gerar renda, promovendo a inclusão social das pessoas que participaram das oficinas,. O projeto incentiva o empreendedores a montarem um negócio próprio, por ser uma fórmula simples e prática, não necessitando de máquina e equipamentos”, afirma.

Em 30 minutos são produzidos 10 quilos de sabão, que após duas horas de repouso são cortados em 64 barras de 200 ml. Cinco dias depois de produzido o sabão já poderá ser utilizado. O custo de cada barra dessa, segundo o professor Antônio Olavo é de apenas 35 centavos de real, enquanto que barra semelhante no comércio convencional custa R$ 1,20.

“O óleo comestível que utilizamos para frituras de alimentos é altamente nocivo ao meio ambiente, quando descartado indevidamente na natureza por entupir pias e rachar os canos da rede de esgotos domésticos e por contaminar os lençóis freáticos, ao serem depositados nos quintais”, afirma o professor.

A Assembléia Cidadã desenvolveu todas as outras atividades das edições anteriores, com atendimento nas áreas de saúde, assistência social, cultura, lazer e esporte. No primeiro dia, foram atendidas mais de oito mil pessoas em todas as atividades.

Outras informações:

Assessoria de Comunicação ALRN

Deixar um comentário