Macaíba recebe o Festival da Canção da Assembleia Legislativa

O talento e a versatilidade dos artistas potiguares marcaram a noite da segunda fase de eliminatórias do 3º Festival da Canção, evento promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e que aconteceu na noite de ontem, em Macaíba. Na ocasião, oito artistas foram selecionados para a grande final, que acontecerá em Natal, no dia 11 de novembro. Os moradores da região aproveitaram uma noite de grandes shows, com diversos estilos musicais, numa estrutura montada ao lado da igreja Católica do município. Hip-hop, samba, axé, MPB, forró. Estes e outros ritmos deixaram a noite de Macaíba mais alegre.

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta esteve presente e, na abertura do Festival, falou da satisfação de todos da Casa em fazer esse evento que valoriza os artistas da terra. “É uma grande felicidade poder oferecer aos novos artistas essa oportunidade de mostrar seus dons. Fizemos a primeira eliminatória no município de João Câmara e foi um sucesso. O Poder Legislativo se sente gratificado. Agora, em Macaíba, mais uma etapa desse evento. Parabenizo a cidade por receber esse Festival e digo que a Assembleia Legislativa está de portas abertas para o artista de Macaíba. Que daqui saiam artistas para os palcos de todo o Brasil”, declarou Ricardo.

O vice-prefeito da cidade, Auri Simplício disse que Macaíba é carente de eventos dessa natureza e que o Festival da Canção é uma oportunidade dos jovens mostrarem seus talentos. “Aqui tem muitos jovens que militam na música e agora podem expressar essa vocação. Espero que todos aproveitem essa oportunidade para mostrarem seus dons artísticos”, disse o vice-prefeito.

Os quatro jovens que se classificaram para a final do Festival, na categoria “Estudante”, foram: Raniery Oliveira, que ficou em 4º lugar com a música “Violência”; Arthur Jordan da Silva, com a canção “Lembrança do teu olhar” alcançou a 3ª colocação; Filipe Vieira Fonseca, que ficou em 2º lugar com a música “Te querer sempre mais” e o primeiro colocado foi José Washington da Silva, com a canção “Lua vem me amar”. O estudante Filipe Vieira, 17 anos, participou do Festival da Canção em 2009 e disse que vem se aperfeiçoando para vencer este ano. Ele canta e toca desde os 11 anos e fez sua primeira canção aos 12. “A música que eu trouxe para o festival fiz em homenagem à minha namorada, há cerca de um ano”, disse o competidor.

Na categoria “Geral”, os quatro finalistas foram: Lucian Elan, que ficou em 4º lugar com a música “Passados”; Allan Nobre, que cantou a música “Nova Era”e ficou em 3º lugar; Anderson Gouveia Camilo, que conquistou o 2º lugar com a canção “O que é meu”e a primeira colocação que ficou com Receba Ribeiro, com a música “Prece”. Emocionada, a cantora disse que agora vai se preparar para a grande final e diz que o segredo é colocar sentimento em suas canções e interpretações. “A música precisa ter vida. Sei que vou competir com artistas de alto nível, mas vou dar o meu melhor”, declarou.

Para Anderson Gouveia, representante do movimento Hip-hop – estilo musical que venceu o Festival da Canção de 2009 -, a população ainda precisa conhecer mais esse ritmo. “Vou trabalhar para que o Hip-hop vença outra vez”, disse o artista que cantou acompanhado dos cantores JH Gofu, da banda Nordestenato e Allan Rastafgeeling, da banda Rastafeeling.  Os jurados que participaram da segunda fase de eliminatórias foram Silvana Martins, João Batista de Araújo, Sérgio Luiz e Telvano de Oliveira Lima. Após as apresentações, o público de Macaíba aproveitou o show do artista potiguar Messias Paraguiai.

FINAL

A grande final do Festival da Canção, que é coordenado pelo Cerimonial da Assembleia Legislativa, será em Natal, no dia 11 de novembro. A próxima eliminatória será dia 28 de outubro na Praça de Eventos J. Keully, em Assú. A premiação inclui além dos R$ 18 mil em dinheiro, a doação de computadores para todas as escolas que tiverem músicas classificadas na categoria Estudante. Ao final, será gravado um CD com os 24 finalistas.

 

O Festival da Canção teve início em 2008 e foi idealizado pelo então presidente da AL, deputado Robinson Faria. O Festival foi inspirado nos antigos festivais de música dos anos 1960, que tantos grandes cantores revelaram, e tem o objetivo de apoiar e incentivar a cultura do Rio Grande do Norte, dando oportunidade para o surgimento de novos talentos da música. Além dos novos talentos, já se apresentaram no Festival da Canção os artistas Nando Cordel, Pedrinho Mendes, Marina Elali e a escola de samba, Malandros do Samba. O Festival já percorreu diversas cidades do RN, como Parnamirim, Macau, Nova Cruz, Pau dos Ferros, dentre outras.

Outras informações

Assessoria de Comunicação ALRN

Deixar um comentário