NOVA CRUZ: DEBATE EM PROL DA UERN – Sociedade e Alunos debatem situação da UERN. Campus será a solução definitiva.

Foto:Divulgação

Foi um sucesso a realização do I DEBATE EM PROL DA UERN promovido pela Comissão FICA UERN composta por representantes de Entidades Estudantis, Estudantes da UERN, Igrejas, entre outros, hoje pela manhã, no auditório do Istituto Federal do Rio Grande do Norte –IFRN.
O auditório ficou completamente lotado por alunos do ensino médio, professores, representantes de vários segmentos da sociedade e imprensa (Rádios Talismã e Agreste FM e bloguistas em geral).

Mesa Diretora foi composta por: Padre Edilson Nobre – Mediador; Reitor da UERN, Milton Marques; Diretora do Campus de Natal da UERN, Professora Ana Lúcia Dantas; Pro Reitor de Ensino e Graduação da UERN, professor João Batista Xavier; Diretor do IFRN de Nova Cruz, professor Francisco de Assis Oliveira; Diretor da UFRN de Nova Cruz, professor Luiz Augusto de Morais Filho – Morais; Dos alunos da UERN, Marcelo de Assis Jr – Direito e Simone Gomes da Silva – Ciências da Computação; Representante da Deputada Federal Fátima Bezerra, professor Antonio Duarte – Toinho; Assessor das Entidades ANE/RN, CPC/RN e AMES/Nova Cruz, Eduardo Vasconcelos; Vereadores, Luis da Costa Prudêncio – Luis da Verdura (Presidente) e José Jeconias – Nia; Ainda foram convidadas as seguintes personalidades para a “bancada de autoridades”: Cid Arruda Cãmara, ex Prefeito de Nova Cruz; Sidney Soares Silva, Diretor do Colégio Rogério de Souza Alves / Expressivo Geo; Professora Lene Rosa, Escola Municipal Nestor Marinho; Professor Renato Lima, Escola Estadual Rosa Pignataro.

Enviaram suas Justificativas pela não presença no Debate: Dr. Adriano da Gama Dantas, 1º Promotor de Justiça da Comarca de Nova Cruz – por “Compromissos anteriormente agendados”; Deputado Fernando Mineiro; Deputado Estadual Tomba; Deputada Estadual Larissa Rosado – todos em participação em Reunião sobre o Orçamento do Estado.

FATO NEGATIVO : A não presença do Prefeito de Nova Cruz, nem de nenhum representante da Prefeitura Municipal e muito menos sem nenhuma justificativa por Escrito à Mesa Diretora, no debate, apesar da Comissão ter garantido que protocolou a entrega do CONVITE ao Prefeito que inclusive foi recebido e assinado pelo Sr. Samuel Marques. Muitos pontos deixaram de ser esclarecidos por parte do poder público Municipal.


Mediado por Padre Edilson Nobre, o debate ocorreu de forma tranqüila. Inicialmente o aluno Marcelo de Assis Jr (do Curso de Direito da UERN) colocou para todos a real situação do funcionamento da Universidade em Nova Cruz. Segundo ele, a estrutura garantida pela Prefeitura na parceria firmada com a UERN não está sendo de fato concretizada o que está causando diversos problemas que afetam o bom funcionamento dos cursos.

O Reitor Milton Marques deixou claro que desde a implantação do Núcleo da UERN através do Prefeito Cid Arruda Câmara e da Governadora Wilma de Faria, à época, e durante alguns anos, funcionou normalmente. No entanto, ultimamente, vários problemas de ordem estrutural estão ocorrendo, e que são de competência da Prefeitura Municipal, conforme prevê a parceria. No ano passado, lembrou ele, diante da mobilização da população e dos estudantes, esses problemas foram temporariamente solucionados. Mas que voltaram a preocupar a UERN. Confirmou que a Prefeitura e a UERN assinaram a alguns dias, um PROTOCOLO DE INTENÇÕES para os próximos 5 anos.

Diante do que se ouviu hoje no debate, se verifica que o atual Prefeito não está cumprindo como devia a parceria. E que, no ano passado, somente corrigiu algumas distorções por causa da pressão da população e dos alunos naquela mobilização em Setembro. Apesar de ter assinado este PROTOCOLO DE INTENÇÕES para os próximos 5 anos, que é uma PRAXE para firmamento da parceria, não se garante porém que as condições sejam de fato cumpridas, como vem ocorrendo. Mas isso não pode continuar. Por isso é que a Comissão FICA UERN inicia a partir de agora, depois dos comprometimentos das autoridades presentes, uma luta mais intensa para buscar o CAMPUS DA UERN para Nova Cruz, o que seria solução definitiva. Pois, o número de cursos seria ilimitado, o orçamento é estadual e não se dependeria de “parceria” com a Prefeitura Municipal para funcionar ou não. “Caminharia com pernas próprias” como se diz popularmente.

A Comissão FICA UERN recebeu o apoio do Padre Edilson Nobre que junto com outras pessoas irão buscar meios para mobilizar a sociedade e a classe política – especialmente os deputados estaduais para que votem a Lei de criação do Campus de Nova Cruz e a Governadora que prometeu em Praça pública durante a campanha, de transformar o Núcleo em Campus da UERN.

O atual Prefeito de Nova Cruz, além de não ir ao debate alegou que a Comissão tem atuado de forma “política”, em entrevista por telefone na Rádio Talismã hoje pela manhã. Ele se justificou, afirmando que o Reitor não teria lhe convidado para o Debate. Ora, o Debate de hoje foi IDEALIZADO E COORDENADO pela Comissão FICA UERN. O Reitor foi convidado e se fez presente. O convite para o Prefeito foi enviado e recebido pela sua Assessoria como está protocolado. Ficou feio para o atual Prefeito que ficou “esbravejando” na Rádio Talismã hoje pela manhã através de um telefonema justificando a sua não ida ao debate por questões políticas. E tem mais, difamando determinados membros da Comissão FICA UERN. Atitude que com certeza merecerá o repúdio da sociedade novacruzense.

Ao final do Debate, a comissão FICA UERN através das entidades CPC/RN, ANE/RN e AMES/Nova Cruz, homenagearam o Reitor Milton Marques pela sua luta pela UERN e por Nova Cruz.

Matéria Claudio Lima. Fotos Comissão FICA UERN

Deixar um comentário