Presidentes do IDEMA e da ABEMA se reúnem com Governador em exercício

Foto:Ivanizio Ramos

Na tarde desta segunda-feira (10), o governador em exercício recebeu no gabinete da Governadoria o diretor geral do IDEMA, Marcelo Toscano e o presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), Hélio Gurgel.

Antes de fazer a visita de cortesia a Robinson Faria, Marcelo Toscano e Hélio Gurgel se reuniram na sede do IDEMA e conversaram sobre a Câmara Estadual de Sustentabilidade para a Copa 2014, que o Rio Grande do Norte já possui implantada e está entre os Estados mais avançados no País. A pauta da conversa na Governadoria girou em torno do mesmo assunto.

O presidente da ABEMA, que também é diretor presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco, quer propiciar o intercâmbio entre os dois Estados na questão da Câmara. “Para nossa grata surpresa vocês estão avançados”, ressaltou o presidente Hélio Gurgel.

A Câmara Técnica de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Rio Grande do Norte é formada por 50 instituições do setor público municipal, estadual e federal, universidades, terceiro setor e iniciativa privada. A coordenação da Câmara é da Procuradora do Estado, Marjorie Madruga, que lembra o avanço do Rio Grande do Norte em relação aos demais Estados. A Câmara foi criada há cinco meses e seu trabalho vem avançando com uma excelente participação de todos os envolvidos.

Na Câmara são discutidas diversas ações que envolvem as obras da Copa 2014 através dos Grupos de Trabalho sobre infraestrutura (mobilidade e obras de infraestrutura), resíduos e reciclagem (com discussão sobre a nova lei de resíduos, resíduos de construção civil e lixo eletrônico), turismo e serviços (trabalha com hotéis, bares, restaurantes na cadeia produtiva do turismo), áreas verdes (implementação de projetos para estruturar melhor as unidades de conservação, criação de novas unidades de conservação e espaços públicos de uma forma geral), mudanças climáticas (inventário de gases de efeito estufa da Copa e outras questões das mudanças climáticas) e copa orgânica sustentável (que trabalha toda a cadeia produtiva, desde o fomento à produção orgânica).

Deixar um comentário