Agripino fala na TV Senado do potencial da produção científica no RN

Como sede do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Internacional de Neurociências de NataCom, o Rio Grande do Norte será destaque no programa Repórter Senado, da TV Senado, que vai ao ar no dia 5 de novembro, às 20:30h. O tema do programa, “Cérebros para o Brasil”, abordará assuntos relacionados às dificuldades e experiências da produção científica no país.

Para falar do potencial do estudo científico de seu estado, o senador potiguar José Agripino recebeu, nesta semana, a equipe da TV Senado em seu gabinete e destacou o que chamou de “trabalho exitoso” desenvolvido no RN. Segundo o parlamentar, que também é presidente nacional do Democratas, a atuação do estado no setor confirma a viabilidade de ampliação do fluxo da produção do científica brasileira, restrita anteriormente  ao Sul-Sudeste e agora estabelecida com sucesso também no Nordeste.

“O Rio Grande do Norte é um exemplo claro de que em um país emergente, em um estado relativamente pobre, é possível, por meio de parceria público-privada, desenvolver escolas moderníssimas, formar uma geração de grandes talentos, tendo agregado  a capacidade intelectual dos cientistas que estão trabalhando firme no nosso estado para encontrar soluções que o mundo precisa”, frisou Agripino.

O senador potiguar também ressaltou a necessidade  de se destravar a legislação para facilitar a liberação e aplicação dos recursos. “É preciso unir forças aqui no Congresso Nacional para varrer da legislação os obstáculos, a burocracia e as barreiras que impedem o desenvolvimento da pesquisa no Brasil”.  E acrescentou: “É o repatriamento de pesquisadores brasileiros que trabalham em grandes centros de pesquisa internacional.

Além de fazer gravações em Natal e Macaíba, a TV Senado entrevistou os cientistas Miguel Nicolelis e Sidarta Ribeiro. O programa, apresentado pela jornalista Junia Melo, será reprisado nos dias 06 de novembro às 13h e 12 de novembro às 3h e às 17h. No Rio Grande do Norte, a TV Senado pode ser sintonizada em canal aberto no 52 e na rede paga pelo canal 28.

Quem quiser assistir ao vivo pela internet é só acessar o www.senado.gov.br/tv. Já é possível assistir e fazer o download da chamada do que vai ao ar no sábado. O download do programa completo fica disponível no domingo (6/11).
http://www.senado.gov.br/noticias/tv/programaListaPadrao.asp?txt_titulo_menu=Repórter Senado&ind_programa=S&cod_programa=2

Deixar um comentário