Rogério Marinho lamenta rejeição do reajuste de aposentados e pensionistas

Coordenador do PSDB na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, o deputado federal Rogério Marinho (RN) lamentou a rejeição do reajuste de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham acima do salário mínimo.

Para o tucano, a não aprovação da proposta por parte da Comissão, que votou esta semana o texto preliminar do Orçamento, impede que a categoria tenha uma remuneração justa, pois os rendimentos estão sendo esmagados há vários anos. O PSDB defende valores ou percentuais similares à ampliação do mínimo em 2012.

“O objetivo é garantir um aumento real e não apenas correção inflacionária, evitando o achatamento histórico que ocorre com aqueles que trabalham durante longo tempo e depois veem os seus proventos serem corroídos”, explicou Rogério nesta sexta-feira (11) em entrevista ao Diário Tucano.

O relator da proposta, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), incluiu no parecer a possibilidade de reforçar a dotação do INSS para elevar a correção dos aposentados e pensionistas que recebem mais de R$ 545,00.

As expectativas para o cumprimento do mecanismo, segundo Rogério Marinho, não são as melhores. “Infelizmente, temos a sensação de que, quando a peça orçamentária for aprovada, a presidente vetará e a categoria não terá a recuperação dos ganhos.”

A comissão votou na quinta-feira (10) o texto-base do parecer preliminar à proposta orçamentária para o próximo ano. Assim, será aberto a partir de segunda-feira (14) o prazo para apresentação de destaques ao relatório final do projeto. A data para sugerir mudança se encerra no dia 23 de novembro.

Deixar um comentário