Detran leva educação de trânsito para Operação Verão

O Detran-RN se integra à Operação Verão lançada pelo Governo do Estado, com o envolvimento de órgãos do sistema de trânsito e de segurança pública. O objetivo da autarquia é intensificar ações educativas e fiscalizatórias no período de dezembro a fevereiro de 2012, através da sua Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito.

A Operação Verão, no que diz respeito ao trânsito, está associada à campanha “Trânsito na Paz”, que visa a sensibilizar condutores e pedestres  para o respeito às regras do Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo estatística da SAMU-CPRE-PRF-DETRAN/RN e HWG  (Hospital Walfredo Gurgel) em 2009 ocorreram 19,5 acidentes por dia, 7 mil acidentes com motos  e uma morte a cada 3 dias. No ano de 2010, 26,5 acidentes por dia, 8.281 acidentes com motos e duas mortes a cada 3 dias. Até agosto de 2011, foram registrados 6001 acidentes, 46 mortes, o que representa um aumento de 43,7% em relação ao período anterior. Nas rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte foram registrados 1.404 acidentes.

As ações estão programadas para os litorais Norte e Sul da Grande Natal e praias no interior do estado.  É importante lembrar que datas e locais das ações de fiscalização, com apoio do CPRE,  não serão divulgadas.

Os comandos educativos consistem de abordagem de condutores de veículos levando a mensagem dos procedimentos adequados no trânsito, como não dirigir sob o efeito de álcool; usar o cinto de segurança; não usar o celular quando estiver dirigindo; portar documentos obrigatórios do veículo e do condutor; respeitar a sinalização de trânsito; não trafegar na beira da praia, colocando em risco a vida dos banhistas. Para reforçar a mensagem, serão distribuídos folders educativos.

De acordo com a programação elaborada pela Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito, desde o dia 7 de dezembro o Detran já desenvolve ações dentro da Operação Verão. No roteiro estão as praias de Pitangui, Pipa, Tibau do Sul, Macau, Redinha, Tibau, Grossos, Areia Branca, Barra de Maxaranguape, Touros, Muriú, São Miguel do Gostoso e praias em Nísia Floresta.

 

Deixar um comentário