Eleição 2012: Ano começa com maioria dos partidos sem uma definição quando à sucessão municipal de Natal

Foto: Divulgação
O ano de 2012 começa com o quadro sucessório de Natal ainda indefinido. Até agora cinco partidos anunciaram a disposição efetiva de apresentar candidatos próprios para disputar a Prefeitura de Natal.
São eles: o PDT, que apresenta como pré-candidato o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. O PT, que tem como pré-candidato o deputado estadual Fernando Mineiro; O PSDB, que vem trabalhando a pré-candidatura do deputado federal Rogério Marinho; e o PMDB, que até já lançou a pré-candidatura do deputado estadual Hermano Morais. Ainda tem o PSTU, que também já lançou a pré-candidatura do professor Dário Barbosa.
Os demais partidos ainda não anunciaram seu posicionamento em relação ao pleito de 2012 ou não confirmaram candidaturas próprias à sucessão municipal.
PV
É o caso do PV da prefeita Micarla de Souza. Até o momento o partido sequer discutiu o processo sucessório de Natal. “Eu não fui convidado até agora para discutir nada em termos de sucessão em Natal”, disse ao blog o senador Paulo Davim, único representante do PV do RN e do Brasil no Senado.
A prefeita Micarla de Souza tem fugido do debate sobre o processo sucessório de Natal como o diabo foge da cruz.
Em conversas mantidas pelo blog com algumas lideranças do PV foi constatada uma divisão de opiniões. Uns defendem que Micarla seja candidata à reeleição e outros que ela não seja.
DEM
Quem também ainda não sabe se apresentará candidatura própria ou se irá apoiar um nome de outro partido é o DEM da governadora Rosalba Ciarlini.
O partido dispõe até um nome que tem sido cogitado para disputar a Prefeitura de Natal, mas até o momento não tomou qualquer decisão.
O nome que o DEM dispõe para concorrer à sucessão de Micarla é o deputado federal Felipe Maia, filho do senador José Agripino Maia.
Felipe tem pontuado nas pesquisas de opinião pública, mas não tem demonstrado muito interesse em entrar na briga pela Prefeitura de Natal.
Caso não apresente candidatura própria, o DEM tem duas opções de candidatos para apoiar: Rogério Marinho e Hermano Morais. Os dois pré-candidatos integram o consórcio político que dá sustentação ao Governo de Rosalba Ciarlini.
PSB
O PSB da ex-governadora Wilma de Faria é outro partido que inicia 2012 indefinido quanto ao processo sucessório da capital.
Wilma tem alimentado a possibilidade de concorrer mais uma vez ao Executivo de Natal, mas até agora a ex-governadora não deu nenhuma declaração assumindo sua pré-candidatura.
Outras siglas
Outros partidos importantes, como o PSD do vice-governador Robinson Faria, o PR do deputado federal João Maia,  o PP do vice-prefeito Paulinho Freire, o PTB do deputado Ezequiel Ferreira e o PMN do presidente da Assembléia Ricardo Motta, estarão no compasso de espera das definições rumo ao pleito de 2012 na capital.
Esses partidos, bem como o PPS, o PHS e o PC do B não deverão apresentar candidaturas próprias a prefeito de Natal. Mas poderão ter papel importante na sucessão municipal, principalmente no que diz respeito ao tempo que cada um pode oferecer para o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.
As definições, certamente, só irão acontecer após o carnaval. Até lá muita conversa entre as lideranças desses partidos irão ocorrer e análises de todos os tipos estarão preenchendo o noticiário político dos jornais, rádios, tevês, blogs e sites.
Com certeza 2012 será bem movimentado.
Fonte:Blog do Oliveira

Deixar um comentário