Secretária de Educação participa da formatura do programa Travessia, em Pernambuco

Fotos: Elisa Elsie

A secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, participou na tarde deste domingo (04) da solenidade de formatura do programa Travessia, no Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife. O projeto, que funciona em parceria com Fundação Roberto Marinho, formou 42.500 alunos nos ensinos fundamental e médio. O Governo do Estado já mantém conversas para implantar um programa semelhante no Rio Grande do Norte. O governador Eduardo Campos recepcionou Betânia Ramalho, que estava acompanhada da secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, e da chefe de gabinete da secretaria de Educação, Gisele Almeida.

Em Pernambuco, onde funciona há quatro anos, o Travessia proporciona a aprovação de mais de 90% dos alunos. O projeto tem o objetivo de mudar o quadro da educação pública no que diz respeito à conclusão do ensino médio (para jovens acima de 17 anos) e do ensino fundamental (para jovens com 15 anos ou mais). O projeto combate a defasagem escolar e adota como método o Telecurso, que é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e da Fundação Roberto Marinho. O Telecurso propõe uma aprendizagem significativa, contextualizada e autônoma, por meio de uma prática colaborativa.

Com aulas presenciais e à distância, o Telecurso utiliza um material de apoio elaborado especialmente para o programa por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras. Além de Pernambuco, os estados do Rio de Janeiro, Acre e Minas Gerais já adotam o programa como política pública de ensino. A organização curricular do Telecurso é modular e sua metodologia, denominada de Telessala, trabalha a construção coletiva do conhecimento, correlaciona conceitos com o cotidiano, possibilita uma abordagem interdisciplinar e gera o prazer de aprender.

Hoje, a tecnologia educacional Telecurso (metodologia Telessala e material didático) é reconhecida nacional e internacionalmente por promover a qualidade na educação, tendo sido implementada em mais de 32 mil salas de aulas e beneficiado mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. O programa integra o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC-2010. Antes de ser implantado como política pública em Pernambuco, a defasagem idade-série no ensino médio era de 70%. Além da redução dessa distorção, o projeto está incluindo milhares de jovens no contexto escolar, social e profissional.

De acordo com a secretária de Educação, Betânia Ramalho, desde setembro deste ano o Governo do Estado mantém conversas com a Fundação Roberto Marinho para a implantação de programa semelhante no Rio Grande do Norte. Na próxima semana já estão agendadas novas conversas com o objetivo de firmar uma parceria para o próximo ano. “Precisamos adaptar um programa dessa natureza para a nossa realidade, por isso estamos em processo de estudo para saber quais seriam as demandas, por onde podemos começar. A fundação Roberto Marinho já desenvolve atividades em 24 municípios do Rio Grande do Norte. Nós precisamos, além de trazê-la para essa parceria, levar isso também para os municípios”, disse.

A secretária acompanhou, junto com as demais autoridades, a solenidade de entrega dos certificados de 21 mil alunos, que representaram os mais de 42 mil estudantes formados este ano. Betânia Ramalho também entregou o certificado a uma das alunas formandas. Ela avaliou de forma positiva a metodologia adotada pelo programa. “Ele toca em pontos fundamentais da educação, corrigindo distorções de idade-série, auxiliando na conclusão do ensino fundamental e médio, trazendo para a sala de aula a população de 15 a 17 anos. Vale ressaltar que a conclusão do ensino médio é muito importante porque funciona como um passaporte para a empregabilidade”, explicou.

Betânia Ramalho se mostrou otimista em ter o programa implantado na educação do Rio Grande do Norte. “Estamos concluindo um ano difícil, fizemos uma reorganização geral na secretaria e nas escolas. Como aqui em Pernambuco, a governadora Rosalba Ciarlini está na linha de frente da educação, e está disposta a gerar oportunidades e a cumprir o dever constitucional do Estado, que é de oferecer uma educação pública de qualidade”.

A festa de formatura dos alunos foi totalmente ambientada pelos 3 “R”s da sustentabilidade: reduzir reutilizar e reciclar. Ainda participaram da solenidade o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Anderson Gomes; o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; o vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho; e a gerente geral de Educação e Implementação da Fundação Roberto marinho, Vilma Guimarães.

Fonte:Assecom RN

Deixar um comentário