Campanha Praia Segura orienta mais de 15 mil pessoas nos dois primeiros dias de ação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), através do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) promoveu neste fim de semana uma mega operação “educativa” visando orientar turistas e veranistas quanto aos procedimentos de segurança a serem adotados por quem se desloca para o litoral, garantindo assim, um verão mais seguro no RN.

Nos dois primeiros dias da Campanha Praia Segura, 7 e 8 de janeiro, atuaram na prevenção cerca de 200 pessoas, entre Bombeiros, voluntários da Cruz Vermelha, socorristas do SAMU, Policiais Rodoviários Federais e Policiais Militares.

O público que trafegou pela orla potiguar ofereceu uma excelente receptividade às ações. Em cada dia da campanha, estão sendo desenvolvidas três ações simultâneas entre elas: as “blitz educativas”, a ação “Criança a Vista” e o “Turista Legal”.

Na primeira ação, os bombeiros estiveram instalados em duas bases fixas, sendo uma no distrito de Pium, em Parnamirim, e a outra em Estivas, município de Extremoz, realizando a abordagem de veículos que estiveram se deslocando para o litoral.

Na ação “Turista Legal”, uma equipe formada por bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha visitou hotéis, pousadas, feiras de artesanatos, monumentos históricos (Forte dos Reis Magos), aeroporto, entre outros pontos, mantendo um contato direto com o turista que buscou o RN para descansar nesta estação.

Já a ação “Criança a Vista”, teve uma repercussão além das expectativas. Voluntários e bombeiros, em bases móveis, percorreram as praias que ligam Muriú (litoral norte) à praia de Barreta (litoral sul), distribuindo pulseiras de identificação para crianças e idosos, de forma a garantir uma rápida localização em caso de perdas. As pulseiras, além de trazerem informações importantes, tais como, o nome da criança e do responsável e um telefone de contato, ainda foi feito com material resistente à água sendo de fácil fixação.

No saldo do primeiro fim de semana, a Campanha Praia Segura orientou mais 15 mil pessoas, abordou 2.290 veículos, distribuiu mais de nove mil folders e identificou, com as pulseirinhas, 2.521 crianças.

As próximas ações da Campanha Praia Segura serão realizadas nos dias 14, 21 e 28 de janeiro e 4, 11, 18 e 19 de fevereiro de 2012, das 7h às 13h.

São parceiros do Corpo de Bombeiros Militar nesta campanha a Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha, SAMU, Sejuc, Emater, Idema, Caern, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Seel, entre outros órgãos públicos.

OPERAÇÃO VERÃO

O Corpo de Bombeiros Militar conta com 90 guarda vidas, com presença ostensiva no litoral, barragens e açudes, sendo 60 na região metropolitana, 20 em Tibau do Norte (oeste potiguar) e 10 de Caicó (seridó).

Deixar um comentário