Rogério Marinho critica Educação brasileira na TV Câmara: “Uma tragédia nacional”

O deputado federal Rogério Marinho, líder do PSDB na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, foi entrevistado na tarde desta terça-feira (24) no programa Participação Popular, exibido pela TV Câmara. Por telefone, o parlamentar criticou e cobrou mudanças no atual sistema de ensino brasileiro, que considerou uma “tragédia nacional”.

“O problema da Educação não se resolve apenas colocando mais recursos na área, não é simples assim. Nós precisamos fazer uma grande revolução no país no que diz respeito a qualidade do ensino, e isso começa pela formação e estímulo ao professor”, disse o deputado.

Ainda de acordo com Rogério, o Governo Federal precisa definir uma “estratégia para todo o país com o objetivo de tornar o ensino da matemática mais atrativo nos primeiros anos do ensino fundamental”. Para o parlamentar, “não é possível que a sociedade brasileira aceite o fato de que quase a metade dos alunos não consiga fazer contas básicas. Isso é uma tragédia nacional”.

Além da falta de estímulo ao professor e de melhores salários para a categoria, Rogério incluiu entre os problemas do setor a questão dos currículos universitários dos futuros professores. Segundo o parlamentar, muitos não recebem nas Universidades a metodologia de ensino adequada para repassar aos seus alunos.

Conforme os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os índices de aprendizagem em matemática não alcançam 20% dos alunos do Ensino Fundamental. Esse ano, o Todos pela Educação divulgou o resultado de um teste aplicado em 6 mil alunos de todas as capitais do país: 57,2% dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental não sabem resolver operações matemáticas básicas.

O vídeo com o programa completo está disponível no site da TV Câmara ou na página do deputado Rogério Marinho na internet (www.rogeriomarinhopsdb45.com.br).

Deixar um comentário