Governadora prestigia posse do novo Arcebispo da Arquidiocese de Natal

Governadora prestigia posse de Dom Jaime - Fotos:Demis RoussosEsconder

Em cerimônia que lotou a Catedral Metropolitana de Natal, a governadora Rosalba Ciarlini participou neste domingo (26) da celebração de posse do novo Arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. O evento reuniu bispos do Regional Nordeste 2 e até de outros regionais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o clero natalense e de outras dioceses, como Caicó, onde Dom Jaime foi bispo, e de Campina Grande (PB), além de políticos, autoridades do Poder Judiciário e fiéis de Natal e de outras regiões do Rio Grande do Norte.

Após hastear a bandeira do estado ao lado de Dom Matias Patrício, Dom Jaime e do presidente da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins, a governadora discursou, falando ao 6º Arcebispo da Arquidiocese de Natal sobre a alegria de recebê-lo de volta na cidade. “Nesta saudação, asseguro-lhe, há regozijo pela volta do pastor ao rebanho, entre o qual nosso novo Arcebispo nasceu para a vida terrena, e cresceu em fé, esperança e amor na vida cristã”, disse Rosalba.

Segundo a governadora, “a alegria e a confiança com que Dom Jaime é hoje recebido em Natal e na sua Catedral dão prova do afeto que lhe tributam o clero e o povo fiel, e profeticamente testemunham a certeza do êxito de sua nova missão apostólica”. A chefe do Poder Executivo Estadual lembrou ainda que o novo Arcebispo de Natal foi eleito pelo carinho e pelas melhores expectativas do clero e da comunidade católica da capital potiguar e do Rio Grande do Norte, citando o conselho secular do Papa São Celestino I: “Nenhum bispo seja imposto”.

A governadora Rosalba Ciarlini lembrou, ainda, que o trabalho desempenhado pelo Governo e pela comunidade é comum e de mútuo inter-relacionamento. “Esta unidade de ação e propósitos não leva à submissão, mas à responsabilidade”, observou, lembrando a quaresma, que começa com mais uma Campanha da Fraternidade.

“A Campanha da Fraternidade deste ano traz para nossos dias outra advertência bíblica, para que ‘a saúde se difunda sobre a terra’ [Eclo 38,8]. Nessa grave questão, devemos unir mãos, ações, propósitos e todos os esforços, e este tempo de busca interior seja um primeiro passo para encontrarmos novos caminhos para a saúde pública, tarefa nacional a que todos, os governos em todos os níveis e os homens e mulheres de boa vontade se devem lançar com arrojo e destemor”, disse a governadora.

Por fim, Rosalba Ciarlini falou sobre a confiança na presença e na missão de Dom Jaime, dizendo que o Governo e o povo do Rio Grande do Norte lhe dão boas vindas. “A proteção de Deus não lhe haverá de faltar, Dom Jaime, e para isso conte com nosso apoio e, mais que tudo, nossas constantes orações. (…) Deus está aqui, estende-lhe a mão, Dom Jaime, e assegura-lhe bravura interior e espírito decidido, para que promova incessantemente o bem dos fieis e de todo o povo de Natal e do Rio Grande do Norte”, finalizou a governadora.

Após o discurso, Rosalba Ciarlini acompanhou a celebração da posse no interior da Catedral.

Dom Jaime Vieira

Dom Jaime sucederá Dom Matias Patrício de Macêdo, que governou a Arquidiocese de Natal por oito anos. Natural de Tangará (RN), Dom Jaime nasceu em 30 de março de 1947. Cursou Filosofia e Teologia, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP); Ciências Sociais, na UFRN; e atualização para formadores de seminários, em Roma. Ordenou-se padre em 01 de fevereiro de 1975, em Natal. Foi nomeado bispo de Caicó, em 29 de novembro 1995. A ordenação episcopal aconteceu em 6 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa João Paulo II. O lema episcopal escolhido por ele é: “Scio cui credidi”, que significa: “Sei em quem acreditei”.

Foi Bispo de Caicó, de 1996 a 2005; e Bispo de Campina Grande, de 2005 a 2011; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira-PB. Em 21 de dezembro de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Natal. Atualmente, Dom Jaime é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, no Regional Nordeste 2; e, em nível nacional, é membro da Comissão Episcopal para a Amazônia.

Deixar um comentário