Governo do RN participa de abertura de evento sobre transparência e combate à corrupção

Fotos: Elisa Elsie

Governadora e secs Francisco de Melo e Luiz Eduardo participam da Consocial

Governadora e secs Francisco de Melo e Luiz Eduardo participam da Consocial

Na manhã desta quinta-feira (15), a governadora Rosalba Ciarlini participou da abertura da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social do Rio Grande do Norte (Consocial), realizado no Praiamar Hotel, em Natal (RN). O evento teve a participação de Mário Vinícius Claussen Spinelli, secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral da União.

A etapa da capital potiguar encerra a fase regional da Consocial/RN que passou por Pau dos Ferros, João Câmara, Caicó, Mossoró, Nova Cruz. A Conferência tem o objetivo de promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, resultando na contribuição para um controle social mais efetivo e democrático. No Rio Grande do Norte, a Consocial foi instituída com a finalidade de promover o acesso à informação e aos dados públicos e capacitar a sociedade para o controle da gestão pública e combate à corrupção.

A governadora Rosalba Ciarlini destacou a importância da Conferência Estadual sobre Transparência ao lembrar o grande valor que população tem para a construção de uma sociedade mais forte. “A Consocial é muito importante porque toda democracia só se consolida com a participação popular. O povo tem o direito de participar e saber onde os recursos estão sendo aplicados independente de a origem ser federal, estadual ou municipal”, declarou.

A chefe do Executivo estadual lembrou que a sociedade potiguar dispõe do Portal da Transparência, ferramenta indispensável para acompanhar a aplicação de recursos públicos e ter acesso à informação nas mais diferentes áreas da administração estadual. “O Portal da Transparência foi lançado logo no primeiro mês do nosso governo e lá estão detalhados os investimentos como dinheiro dos potiguares e como está sendo utilizado. É muito importante que a população possa interagir, ser mais participativa e dizer onde os recursos devem ser aplicados e não deixar somente com os órgãos que são designados para isso”, completou Rosalba Ciarlini.

O secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, Mário Vinícius Spinelli, disse que a Consocial /RN é o momento no qual a sociedade pode trabalhar de forma mais atuante como agente fiscalizador dos recursos públicos e o ambiente onde as propostas da cidade serão discutidas e apresentadas para o Estado.

“O cidadão pode participar de formas presenciais, através das Conferências, e virtuais, por meio do site da Controladoria Geral da União, que terá um espaço destinado para isso no final de março. Lá, a população poderá apresentar algumas propostas para a prevenção da corrupção e ajudar as administrações”, disse.

O controlador-Geral do RN, Francisco de Melo, disse que a conscientização da sociedade é uma mudança de cultura importante para o combate efetivo à corrupção. “A sociedade precisa participar da gestão pública de forma pró-ativa, ajudando, contribuindo e mostrando como o dinheiro do contribuinte deve ser aplicado. A Consocial é uma aproximação séria e transparente do Governo com toda a população”, encerrou.

Participaram a 1ª Consocial/RN Maria Divaneide, representante da Secretaria de Articulação Social da Presidência da República; Moacir Rodrigues de Oliveira, chefe da Controladoria Geral da União no RN; secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro; secretário Municipal de Trabalho e Assistência Social, Alcedo Borges; representante da Sociedade Civil pela OAB, Carlos de Miranda Gomes ; Marcos Dionísio Medeiros, representando os Conselhos de Políticas Públicas; José Maria Vilar, superintendente do Banco do Nordeste no RN e Cléber da Silva Menezes, secretário substituto do Tribunal de Contas da União.

Deixar um comentário