Mulheres do RN são homenageadas em sessão solene, nesta quinta-feira

No dia em que o mundo inteiro dedica todas as atenções para as mulheres, a Assembleia Legislativa faz uma homenagem ao público feminino do Rio Grande do Norte, destacando a atuação de três mulheres que transformam realidades no estado. Por iniciativa da bancada feminina da Casa, composta pelas deputadas Gesane Marinho(PSD), Larissa Rosado (PSB) e Márcia Maia (PSB), a AL realizou hoje (08) uma sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher.

As três personalidades do RN escolhidas pelas parlamentares foram a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, proposição de Gesane Marinho; a presidente da Federação Norte Riograndense de Associações de Deficientes (Fenad) e vice-presidente da Associação de Deficientes Físicos de Mossoró (Adefim/RN), Francisca Lúcia Aquino de Paula, sugestão de Larissa Rosado. A terceira homenageada é a fundadora da Associação Rio-Grandense Pró-Idosos (ARPI), Nazilda Maria Dutra Bezerra, nome proposto por Márcia Maia.

A desembargadora do TJRN, Maria Zeneide Bezerra, natural de Parnamirim, foi a segunda mulher a compor a Corte e a quinta na história do Tribunal de Justiça. Durante a carreira na magistratura, a desembargadora sempre foi envolvida em projetos sociais. Ela idealizou, realizou e participou ativamente de vários deles como Projeto Cafuné, Justiça e Escola, Justiça na Praça, Educart, O Judiciário vai à Comunidade, além de priorizar a capacitação de servidores. Tamanho apreço pelas questões sociais também fez de Maria Zeneide Bezerra a Coordenadora do Núcleode Projetos o TJRN.

Francisca Lúcia de Aquino Paula, 52, nascida em Banabuíu, no Ceará, adotou Mossoró como a sua terra. A cadeirante compõe atualmente o Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Saúde e o Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência. Lúcia Aquino ganhou o respeito de todos pela contribuição para uma maior valorização da pessoa com deficiência física, bem como a colaboração para a formação de uma nova conduta em relação às pessoas com deficiência a partir de um trabalho de conscientização junto ao público em geral e pela sua batalha constante pelodireito e ir e vir das pessoas com deficiência.

Nazilda Maria Dutra Bezerra, fundadora da ARPI, criou a entidade para trazer melhorias à qualidade de vida dos idosos. Ela é administradora de empresas e foi funcionária da Legião Brasileira de Assistência (LBA). A ARPI conta atualmente com mais de mil idosos inscritos e várias instituições parceiras.

BANCADA FEMININA

A primeira oradora da sessão solene foi a deputada Larissa Rosado. Em seu discurso, ela falou das conquistas históricas, embora considere que ainda falta um longo percurso a ser percorrido, principalmente no âmbito da política. “São muitos os desafios de defender a mulher, através da política. Apesar dos avanços, ainda há graves problemas no universo feminino. A violência, a desigualdade no mercado de trabalho, exploração sexual, saúde precária. Tal realidade nos motiva a intensificar as ações nessas áreas”, declarou.

A deputada Márcia Maia, segunda oradora da sessão, falou do crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho do RN. “Nossa luta tem sido recompensada. O RN ampliou a participação do público feminino no mercado. Nos últimos dez anos, tal participação passou de 42,6% para 48,7%. Mas temos que continuar cobrando os nossos direitos. Temos diferenças de gêneros, mas desigualdades não podem ser admitidas.”, declarou. Márcia também falou sobre sua homenageada. “Mulheres como você não se cansam de lutar em favor do próximo. É graças a mulheres como você que estou aqui hoje, numa posição antes inimaginável. Nós deixamos o rotulo de sexo frágil para trás”, disse.

A terceira oradora, a deputada Gesane Marinho falou sobre a trajetória de Zeneide Bezerra e sobre as razões que a levaram a render homenagens à desembargadora. “Em 2012 escolhi homenagear uma mulher que tem uma preocupação pela área social. Sua história é uma lição de garra. Ela superou dificuldades e hoje vive para derrubar as barreiras existentes. Vou usar as suas palavras. Qiando a senhora diz ‘dê direito a quem tem’, digo que esta Casa deve homenagear quem merece. A senhora é sem dúvida uma mulher merecedora da homenagem. Aliás, as três são mulheres que se destacam no que fazem”, declarou Gesane.

HOMENAGEADAS

Com uma trajetória de 33 anos de luta em favor dos idosos, a homenageada Nazilda Maria Dutra Bezerra não escondeu a emoção ao receber a honraria pelo Dia Internacional da Mulher. “Sou uma mulher de 64 anos, uma idosa cheia de projetos. Quero dizer que envelhecer é uma questão de cabeça. É uma decisão nossa. Quanto às leis, não creio que precisem ser criadas mais. Já temos muitas. Agora é preciso implementá-las. Estou bastante emocionada com a homenagem”, declarou.

De acordo com Francisca Lúcia de Aquino Paula, outra homenageada do dia, esta era a primeira vez que uma mulher com deficiência recebia tal reconhecimento no estado. “Esta homenagem não é só para mim, mas para todas as mulheres com deficiência no RN, especialmente as de Mossoró. Esta luta não é só minha, é delas também. Lutamos pela inclusão na sociedade, no mercado de trabalho, lutamos pelo direito de ir e vir. Hoje, no dia Internacional da Mulher, peço a todos que respeitem as pessoas com deficiência. Não estacionem nas vagas dessas pessoas, deixem nosso acesso livre. Temos uma vida normal, trabalhamos e precisamos chegar aos nossos lugares”, declarou.

A desembargadora Zeneide Bezerra fez um discurso emocionado, lembrando de familiares e de todos os desafios enfrentados até chegar ao cargo de juíza. “Hoje, de modo abrangente, sabe-se o espaço da mulher no Direito. Mas como já foi dito aqui, temos leis demais voltadas para a defesa das mulheres, mas o que precisamos é que sejam implementadas. As mulheres ainda sofrem muitos preconceitos. Quase 80 anos depois da conquista do voto feminino, ainda temos representações inexpressivas nos cargos políticos”, disse.

Deixar um comentário