TV Assembleia do RN vai integrar Rede Legislativa digital

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, autorizou nesta quarta-feira (14) a operação de 59 novos canais digitais pela TV Câmara, contemplando a cidade de Natal. Com a medida, a Rede Legislativa formada pela TV Câmara, TV Senado, TVs Assembleias Estaduais e TVs das Câmaras de Vereadores poderá transmitir sua programação em sinal digital aberto e gratuito em dezenas de capitais e em cidades do interior dos estados de São Paulo e de Minas Gerais – graças à multiprogramação, possibilidade técnica que permite dividir o mesmo canal público em quatro.

De acordo com o ministro, os 59 novos canais vão possibilitar que mais da metade da população brasileira acompanhe o trabalho do Legislativo, na TV aberta. “É um passo extraordinário para consolidar a TV Câmara e para consolidar a democracia”, disse. “A Câmara quer e deve prestar conta de seus trabalhos à população, e a população quer saber o que o seu deputado está fazendo”, complementou.
O documento assinado autoriza o funcionamento da Rede Legislativa de TV Digital, que vai compartilhar as programações da TV Câmara, da TV Senado e das emissoras de assembleias legislativas e de câmaras municipais. Para o efetivo funcionamento da Rede, é necessário acordo técnico entre as entidades.

Parceria
A TV Assembleia já tem uma parceria com a TV Câmara desde dezembro de 2012, compartilhando o canal 50 analógico, em Natal. Com a implantação da Rede Legislativa de TV Digital a emissora do legislativo potiguar vai passar a contar com um canal exclusivo para sua programação, ganhando também um sinal com muito mais qualidade, sem ruídos e interferências.

Ainda em março a Fundação Djalma Marinho, responsável por todos os veículos de comunicação de sons e imagens concedidos ou autorizados à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, vai dar início aos tramites necessários a assinatura do acordo de cooperação técnica com a Câmara dos Deputados,  visando a implantação da Rede Legislativa em Natal.

Nesta quinta-feira (15), o presidente da Câmara, Marco Maia, assinará um acordo com o Senado para a utilização em conjunto dos transmissores já instalados. A parceria definirá em que capitais cada Casa Legislativa disponibilizará transmissores.

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA CÂMARA

Deixar um comentário