Fecomércio apresenta à Governadora Projeto Sesc Saúde da Mulher

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta terça-feira (3), a diretoria da Fecomércio, quando foi apresentado à chefe do executivo o projeto da Unidade Móvel SESC Saúde da Mulher, uma iniciativa do SESC regional em parceria com o Nacional que tem como intuito prestar atendimentos na área de saúde à mulheres com baixa renda.

“A Unidade Sesc Saúde da Mulher é uma unidade que trabalhada exclusivamente para o atendimento de mamografia e ultrassonografia  destinado às mulheres carentes”, explicou Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio. “Vamos começar os atendimentos pela região metropolitana, mas o objetivo é atingir todas as cidades do nosso Estado. A unidade possui equipamentos modernos, médicos, enfermeiros e assistentes sociais”.

Trata-se de um caminhão volante que irá percorrer todos os municípios do RN. A unidade móvel é dotada de uma estrutura que contempla exames sofisticados como mamografia e ultrassonografia e possibilita a realização de toda a parte de atendimento clínico.

“Viemos mostrar a Governadora esse projeto e fazer uma parceria com o Governo do Estado. Nossa Unidade vai diagnosticar os problemas. Queremos a parceria do Governo no sentido de proporcionar as mulheres diagnosticas com algum problema mais grave as condições necessárias para realizar o tratamento”, disse Marcelo.

Preocupada com a saúde da mulher, a governadora Rosalba Ciarlini garantiu total apoio ao projeto e parabenizou a iniciativa do Sesc. “Quero parabenizar o Sesc por essa preocupação com a saúde da mulher. No nosso estado, infelizmente, ainda temos muitos problemas como câncer ginecológico, câncer mamário, tudo em função da falta de prevenção, da atenção com a saúde da mulher”, expressou Rosalba. “Nós estamos dando prioridade à saúde e precisamos valorizar e proteger cada vez mais a mulher. O Estado se sente feliz em contar com essa parceria. O Sesc está de parabéns por firmar um compromisso tão importante com a mulher”.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, irá ajudar na escolha dos municípios a serem contemplados, levando-se em consideração os mais carentes de assistência médica. “Esse é um equipamento novo que irá suprir as deficiências que temos, principalmente em algumas cidades que não contam com exames tão sofisticados, como a mamografia e a ultrassonografia de alta definição. Vamos agregar esses serviços ao Sistema Único de Saúde”, falou o secretário da Sesap, Domício Arruda. “Nós vamos iniciar nas cidades da região metropolitana, mas vamos fazer uma programação e atender a demanda com essa importante parceira com o Sesc”, concluiu.

A Unidade Móvel será apresentada à população em Natal, no dia 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalhador. Um grande evento promovido pelo Sistema Fecomércio será realizado na Praça Cívica, com prestação de serviços gratuitos, lazer, apresentações culturais, corrida de rua, entre outras atrações.  Na oportunidade, será assinado o Termo de Cooperação do Projeto Unidade Móvel SESC Saúde da Mulher entre o Governo do Estado, Sesc e Prefeituras de vários municípios. Durante a reunião, ficou definido que a primeira cidade a receber a carreta será Extremoz, em data a ser definida.

Participaram da reunião o diretor Regional do SENAC, Laumir Barreto; George Ramalho, membro da diretoria da Fecomércio; e o secretário adjunto do Gabinete Civl, Galbi Saldanha.

 

Deixar um comentário