Fátima discute Expansão do Ensino Superior no Seridó

Com mais de seis horas de duração e bastante prestigiada, a audiência pública que discutiu a Expansão do Ensino Superior, com foco na criação da Universidade Federal do Seridó, lotou o plenário da Câmara de Vereadores de Caicó na sexta-feira (11).
A deputada federal Fátima Bezerra (PT), membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, ficou impressionada com a mobilização das diversas representações da sociedade para tratar da expansão do ensino superior no Seridó. “Elogio a iniciativa de promover o debate a cerca dessa temática. Audiência foi de suma importância, pois reuniu a comunidade para participar de mais um desafio para a educação do RN, que é batalhar hoje pela expansão do ensino superior, preparando assim condições reais para que no futuro o sonho da criação da Universidade Federal do Seridó pode ser alcançado”, disse.
A vice-reitora da UFRN, Fátima Ximenes, salientou a que universidade está preocupada com a interiorização dos seus cursos e com o aumento do número de vagas. “Posso afirmar que a nossa disposição é buscar a melhoria e as possibilidades do jovem ter acesso a uma universidade pública. Não posso adiantar em quanto tempo teríamos essa nova universidade, mas estamos prevendo em nosso plano de desenvolvimento certamente a ampliação do que temos hoje”, argumentou Ximenes.
Fátima Bezerra destacou que a ideia de expandir o ensino superior para o interior é meta do governo Dilma Rousseff e já vem sendo trabalhada pela UFRN. “Ao lado da reitora Ângela, estive na semana passada em audiência com o secretário Executivo do MEC, Henrique Paim. Ele foi categórico ao afirmar que a presidenta Dilma quer priorizar cidades de médio e pequeno porte na segunda fase do Reuni. Essa é a nossa oportunidade de crescer, de ampliar o Ceres de Caicó-Currais Novos, de trazer mais vagas e ampliar o número de cursos, oportunizando ensino superior aos jovens”, comemorou.
A deputada acrescentou que o atual momento deve ser aproveitado para ousar. “Isso significa a UFRN apresentar um novo plano de ampliação e expansão do ensino superior no Rio Grande do Norte”, disse a parlamentar se referindo a alguns pleitos de Caicó e Currais Novos (curso de Música, Jornalismo, Engenharia Civil e de Minas ou até mesmo Medicina).
Ao final da reunião chegou-se a conclusão da necessidade de criar um comitê para discutir o assunto, o qual seria composto pela Câmara, as associações de municípios do Seridó, Agência de Desenvolvimento do Seridó, Igreja e instituições de ensino superior.
Participaram representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sociedade civil organizada, UFRN, UERN, IFRN e UFERSA, além de autoridades na área educacional, alunos e professores.

Deixar um comentário