Governadora Rosalba Ciarlini participa de reunião para discutir segurança pública na região Trairi do RN‏

Fotos: Ivanízio Ramos

O problema do tráfico de drogas e demais pontos da segurança pública foram debatidos na noite desta quinta-feira (24) durante a reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini, secretários de Estado, cúpula da segurança pública, deputados estaduais e prefeitos da região Trairi do Estado. O objetivo da reunião foi encontrar medidas para reforçar a atuação das polícias Militar e Civil, e garantir a redução da criminalidade nas cidades, em especial as que fazem divisão com a Paraíba.

Os principais entraves da segurança pública nos municípios de Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Lajes Pintadas, São Bento do Trairi, Santa Cruz, Sítio Novo e Tangará serão compilados em um documento e entregues ao Governo do RN, que apresentará um plano de reforço às ações da PM e Polícia Civil.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, o levantamento das prefeituras é de extrema importância “porque é feito por pessoas que vivenciam o dia a dia do município. É muito positivo encontrar com prefeitos para conhecer o que está acontecendo e ninguém melhor do que eles para dizer quais as carências, necessidades e sugerir como podemos somar esforços para combater o crime da região. São questões como melhorias na segurança pública no interior que serão debatidas para avançarmos neste ponto”, comentou.

Rosalba Ciarlini demonstrou ainda a intenção de elevar o efetivo da Polícia Militar, com a nomeação dos aprovados no concurso público, mas explicou que o Limite Prudencial impede o chamamento de mais homens para integrar a PM.

O comandante geral da Polícia Militar, Francisco Canindé de Araújo, declarou que a reunião foi importante para levar ao conhecimento do Governo a realidade das cidades. “Foi essencial a governadora poder ouvir os prefeitos e, a partir de agora, vamos adotar medidas para dar melhores condições de trabalho aos policiais a atender a região do Trairi como um todo, aumentando o número de viaturas e motocicletas fazendo o policiamento ostensivo”, falou.

O secretário de Estado da Segurança Pública, da Defesa Social, Aldair da Rocha, do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, e de Relações Institucionais, Esdras Alves, reforçou que a reunião com os prefeitos terá o intuito de traçar o planejamento para reduzir os índices de criminalidade, em especial os referentes ao tráfico de drogas. “O crack é um problema geral. Infelizmente ele tem sido um mal desse país e o Governo Federal e Governo do RN estão lançando um programa de combate ao narcótico. Com isso, poderemos vislumbrar um futuro melhor para o nosso estado”, ressaltou.

Além de Aldair da Rocha, e o comandante geral coronel Francisco Araújo, estiveram presentes na reunião os prefeitos de Campo Redondo, Carlos Roberto Lucena; Lajes Pintadas, Nivaldo Alves da Silva; Tangará, Jorge Eduardo de Carvalho; São Bento do Trairi, José Andrade Dantas; Japi, Robson Vanderlei de Medeiros; de Coronel Ezequiel, Cláudio Marques de Macedo; de Jaçanã, Uady Antônio de Farias e representantes das prefeituras de Santa Cruz, Tangará e Sínio Novo; Participaram ainda o diretor de Polícia do Interior, José Carlos; comandante da 4ª CIPM, capitão Moura; delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério e os deputados estaduais Getúlio Rêgo, Tomba Farias e Raimundo Fernandes.

Crack

O município de Santa Cruz, um dos mais atingidos pela disseminação do crack, registrou apenas em 2012 seis operações deflagradas pela Polícia Civil que resultaram na prisão de 47 pessoas envolvidas portando drogas, armas, veículos fruto de atividade criminal, munições e equipamentos eletrônicos.

 

Deixar um comentário