Governadora Rosalba Ciarlini prestigia dia do Trabalhador Rural na Seara

Fotos: Demis Roussos

O convívio do Rio Grande do Norte com a seca e o esforço do Governo do Estado para o enfrentamento ao período de estiagem foram lembrados na manhã desta sexta-feira durante a comemoração do Dia do Trabalhador Rural, celebrado neste dia 25 de maio. A solenidade foi realizada na Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e apoio à Reforma Agrária (Seara) e contou com a presença de trabalhadores rurais, associações de agricultores, grupo cultural de Parnamirim, e representantes da Emparn, Emater e Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca (Sape).

De forma simbólica, na ocasião do evento, foram entregues oito escrituras públicas de compra e venda de imóveis rurais adquiridos por associações através  do Programa Nacional de Crédito Fundiário, representando os títulos que individualizaram a propriedades dos agricultores. No RN, o crédito fundiário já beneficiou 5.400 famílias e faz parte das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo para atender ao homem do campo em relação à regularização fundiária.

A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Seara, mediante parcerias do Banco do Nordeste do Brasil, Ceasa, Emparn e Emater-RN, tendo como finalidade incentivar, estimular e valorizar o trabalhador rural.

De acordo com o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, o dia 25 de maio é um dia “muito importante para os trabalhadores porque lembra o esforço da Seara neste momento difícil de estiagem. Prestamos assistência ao homem do campo para enfrentar as dificuldades impostas pela seca nos municípios do Rio Grande do Norte”, declarou.

O secretário acrescentou ainda que as parcerias para auxiliar ao homem do campo são desenvolvidas em conjunto com as Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca (Sape) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), além da contribuição do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater).

A governadora Rosalba Ciarlini acrescentou que o enfrentamento aos efeitos da seca e a melhoria no convívio a estiagem já estão sendo trabalhados pela gestão em várias frentes, entre elas com a construção de 18 mil cisternas no Rio Grande do Norte e a assinatura de ordens de serviços para as construções das adutoras do Alto Oeste e Caicó, que acontecem entre esta sexta-feira (25) e o sábado (26).

Estiveram presentes do evento desta manhã, além da governadora Rosalba Ciarlini e o titular da Seara, Rodrigo Fernandes; secretário-adjunto da SAPE, Simplício Holanda; delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN, Raimundo Costa; presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do RN,Ambrósio Lins; o coordenador do Programa Nacional de Crédito Fundiário RN, Mathews  Lima de Alencar; o coordenador nacional de Regularização Fundiária do SRA/MDA, Francisco Urbano e o grupo de dança xaxado de Parnamirim, que apresentou o espetáculo “Fé e Vida Cangaceira”.

 

Deixar um comentário