Motta anuncia novos programas da AL durante abertura da 16ª Conferência da Unale

Evento reúne parlamentares de todo o mundo em Natal, até o dia 1º de Junho

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta anunciou a criação de dois novos programas do Parlamento Potiguar, durante a abertura oficial da 16ª Conferência Anual na União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), no Centro de Convenções. Visando incentivar ações de cidadania e buscar a conscientização das pessoas, a Casa lançará os projetos “Vida Nova” e “Começar de novo”, ambos voltados para inserção pessoas no mercado de trabalho.

O anúncio foi feito durante a abertura da Conferência da Unale, evento que reunirá em Natal, até o dia 1º de junho, cerca de 1.500 pessoas, entre elas parlamentares de todo o Brasil e de diversos países. Durante seu discurso, o presidente da Assembleia não escondeu a alegria em sediar um evento desta dimensão no RN. “A 16ª Reunião da Unale, com delegações internacionais, é uma conferência que deixará marcas e apontamentos. Daqui sairemos com novas diretrizes, com ânimo redobrado para as missões futuras”, declarou Ricardo Motta.

Sobre os programas, o primeiro dele, “Vida Nova” tem ligação com a campanha de combate ao crack, lançada pela AL em março deste ano. “Vamos expandir a ideia e criar o Programa Vida Nova, em parceria com a Igreja, com a arquidiocese, que faz a parte curativa. Selecionaremos pessoas para inserção no mercado de trabalho em parceria com entidades do comércio”, explicou o presidente.

O outro programa que será lançado pela AL tem o título “Começar de novo”, e visa absorver pessoas na terceira idade no mercado de trabalho. “Confesso que esse é um projeto que muito me alegra e estimula. A aposentadoria não significa inutilidade. Vamos aproveitar quem tanto nos ensinou para passar sua experiência trabalhando em ações da Assembleia Legislativa”, afirmou.

TEMA DA CONFERÊNCIA

Com o tema “Matriz energética e as alternativas para o futuro”, a 16ª Conferência da Unale abre espaço para debates sobre um dos assuntos de maior relevância no cenário potiguar. “Nossa pauta inclui temas como Matriz Energética. A realidade da energia eólica, das energias renováveis. Também proporcionaremos uma mesa de oportunidade de negócios com a China”, informou Ricardo Motta.

Outro tema que será discutido durante o evento é a Copa do Mundo de 2014. “Avançaremos nas discussões sobre a Copa do Mundo. Natal é uma das sedes e aqui reafirmo a minha confiança e a certeza de que o evento, pela determinação da governadora Rosalba Ciarlini,mudará para melhor o futuro da cidade”, declarou Ricardo Motta.

Para o coordenador da comissão organizadora do evento, Gustavo Fernandes, esta será a maior e melhor Conferência já realizada pela Unale. “A entidade acertou no tema, energias renováveis. Nosso estado tem um grande potencial para o segmento de energia solar e no campo da eólica, já temos negócios consolidados. Com relação a Copa do Mundo, é um assunto que não pode ficar de fora da pauta, principalmente dos políticos brasileiros”, declarou.

O presidente da Unale, o deputado José Luis Tchê afirmou que o tema da Conferência era importante para o presente e futuro do Brasil. Além disso, o parlamentar lembrou do debate sobre o Pacto Federativo, que também está na pauta do evento. A governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita de Natal, Micarla de Sousa deram as boas-vindas aos visitantes e, em seus discursos, destacaram as potencialidades do estado e da capital, ressaltando a importância do legado deixado pela Copa do Mundo de 2014.

PROJETOS DA CASA

Durante a abertura do evento, o presidente Ricardo Motta fez um balanço dos primeiros anos de sua gestão no Legislativo Potiguar, destacado os programas que tem por base ações de cidadania. “Numa ação pioneira, a Assembleia Legislativa do RN deu oportunidade de trabalho a jovens com Síndrome de Down. Eles tiveram a chance e estão desempenhando seu trabalho com dignidade e a ternura que cativou toda a Casa”, disse Ricardo.

O deputado destacou ainda a atuação do Procon do Legislativo, com recorde de atendimentos; o Memorial Legislativo, que será inaugurado em breve. “Expandimos nossos canais de comunicação tornando a casa mais aberta. Temos o Portal da Transparência com todos os nossos atos abertos a qualquer cidadão, a TV Assembleia, a Rádio Assembleia e a participação ativa nas redes sociais da internet”, afirmou o presidente.

Ricardo falou ainda sobre o Memorial Legislativo, que conta a trajetória do Parlamento Potiguar em documentos de grande valor histórico; a Assembleia Cidadã, que já beneficiou mais de 200 mil pessoas em todas as regiões do RN. “Realizamos a Assembleia Itinerante, com sessões nas cidades, com o povo debatendo seus problemas e a Assembleia Legislativa deliberando sobre assuntos diversos”, disse. O deputado destacou também a atuação do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP), seus diversos cursos de graduação e pós-graduação, além dos cursos técnicos oferecidos pela escola do Legislativo.

HOMENAGEM

Durante a abertura do evento, o presidente fez uma homenagem a todos os deputados que já comandaram a Assembleia Legislativa. “Nomes ilustres como Raimundo Fernandes, Carlos Augusto Rosado, Willy Saldanha, Nelson Freire, Vivaldo Costa, José Adécio, Leonardo Arruda, Álvaro Dias, Mária Maia e o meu antecessor Robinson Faria. Cada um ofereceu sua contribuição e o seu trabalho para que a Assembleia Legislativa pudesse se tornar mais acessível, transparente e capaz de interagir com as pessoas, abrindo seu espaço para as mais diversas tendências potiguares”, declarou Ricardo Motta.

Deixar um comentário