FETRAF-RN:Caminhada contará com mais de dois mil agricultores em Natal

Acontece na próxima quinta-feira (17), a partir das 8h, a caminhada promovida pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN (FETRAF-RN), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade acerca dos problemas que os pequenos agricultores enfrentam.

Os quase dois mil agricultores e agricultoras, vindos de 50 cidades do RN, caminharão da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, na esquina das Avenidas Jaguarari e Mor Gouveia, até a Governadoria, em uma movimentação que faz parte da XIII Jornada de Lutas da Agricultura Familiar.
Eles reivindicam medidas de convivência com a estiagem e de apoio à produção e comercialização agrícola.

Para alcançar os objetivos encaminharam na última segunda-feira (7) à governadora Rosalba Ciarlini a pauta de reivindicações e a solicitação para a realização de uma audiência com ela no dia na mobilização.

Eles reivindicam principalmente medidas de convivência com a estiagem e de apoio à produção e comercialização agrícola.

Vejas as reivindicações:

Para amenizar os problemas com a estiagem eles solicitam o abastecimento imediato de 45 mil caixas d’água do Programa 1 Milhão de Cisternas;

1.040 cisternas calçadão do Programa 1 Terra e 2 Águas;500 caixas d’água do Programa PAIS, além da reestruturação e perfuração de 1.500 novos poços artesianos.Querem também que sejam criados comitês executivos paritários estaduais e municipais para a convivência com o semiárido, formados por representantes do governo e dos agricultores familiares.

Eles pedem, ainda, a retomada dos Programas Compra Direta, do Leite e de Combate à Pobreza Rural, e a liberação imediata de recursos para a regularização do funcionamento de todos os escritórios locais e regionais da EMATER e ampliação do IDIARN.

Querem também garantir a inauguração e funcionamento da Central de Comercialização da Agricultura Familiar.

Fonte: Assessoria

Deixar um comentário