Trinta anos promovendo o bem: Adote recebe homenagem da Assembleia

Fotos:Moraes Neto

“Essa justa homenagem a uma instituição que tem tantos serviços prestados ao Rio Grande do Norte é também para dar mais visibilidade e chamar a atenção da sociedade civil e do poder público para a importância do seu trabalho”, disse a deputada Márcia Maia (PSB), propositora da sessão solene em comemoração aos 30 anos de atividade da Associação de Orientação aos Deficientes (Adote).

Na solenidade foram homenageadas a atual presidente da instituição, Francisca Soares de Souza e as ex-presidentes Shirley Rodrigues de Carvalho, que fundou a Adote, e Tereza Elizabete Gurgel de Faria. Márcia Maia lembrou diversas passagens na história da associação, como, por exemplo, a implantação de diversos tipos de atendimentos e serviços de 1997 a 2007, como a estimulação precoce, fonoaudiologia, terapia ocupacional com confecção de órteses, educação condutiva, capoeira, brinquedoteca, psicopedagogia, arteterapia, laboratório de informática, artes e o transporte adaptado para pessoas com deficiência física. Nesse período, o número de atendimentos saltou de 92 para 1.700 atendimentos.

Em 2004 o consulado do Japão auxiliou na construção de um novo prédio, mais amplo, para a escola Madre Fitzback, inaugurada em maio do ano seguinte.  A instituição já recebeu a comenda Mérito em Educação Professor Waldson Pinheiro e foi destaque no Guia para fazer o bem, da revista Veja, em 2001.

“A Adote deu um salto de qualidade vigoroso em sua prestação de serviço e passou a ser reconhecida e respeitada por toda a sociedade norte-riograndense e nacional”, disse Márcia Maia.

Fundada em abril de 1982, a Adote não tem fins lucrativos e é  referência na promoção do processo de desenvolvimento, aprendizagem e inclusão da pessoa com deficiência: intelectual, física, auditiva, múltiplas, síndromes, paralisia cerebral e distrofia muscular progressiva.

Deixar um comentário