ILP já tem programação de cursos para segundo semestre

O Instituto do Legislativo Potiguar-ILP já tem definida a programação de cursos para o segundo semestre deste ano. Serão mantidos os cursos livres nas áreas de informática e de línguas estrangeiras – Inglês e Espanhol – o curso pré-vestibular, além dos cursos de graduação e pós-graduação.

Serão oferecidos cursos de atualização nas áreas de Direito Administrativo, Direito Eleitoral, Engenharia, Leitura e Produção de Artigo Científico, Comunicação Avançada, Redes Sociais e Tablets, Convivência Social, Segurança Eletrônica e Certificação Digital, Ferramentas Digitais do IBGE, e Cerimonial Público, como preparação para a posse dos prefeitos e vereadores eleitos em 2012.

Com vistas a atualizar o quadro de jornalistas da Assembleia, será oferecido o curso de Redação Jornalística, com o objetivo central de orientar assessores de imprensa e redatores sobre as técnicas de redação e do acordo ortográfico, que entra em vigor oficialmente em 2013.

O curso será aberto à comunidade jornalística de outras casas e escolas  legislativas, veículos de comunicação, publicitários e demais profissionais que lidam com texto. Vai ser realizado no  período de 20 de outubro a 24 de novembro.

A expansão das atividades de qualificação, atualização e treinamento dos servidores, e o fortalecimento do processo de integração da Assembleia Legislativa com a comunidade, marcaram as ações do Instituto do Legislativo Potiguar-ILP no primeiro semestre letivo de 2012.

No nível de pós-graduação, cerca de 50 servidores receberam  a titulação de Especialista em Administração Legislativa, o que representa aprimoramento no desempenho funcional e acesso às vantagens previstas no plano de carreira, cargos e salários da Assembleia. Ainda na pós-graduação, nesse semestre foi implantada a segunda turma de Especialização em Gestão Pública, com 60 alunos, ampliando o benefício para 120 servidores, considerando a primeira turma, instalada no segundo semestre de 2011.

Na graduação, 80 servidores tiveram acesso a essa modalidade de ensino, na área de  Tecnologia em Gestão Pública, tornando possível o alcance do objetivo daqueles que por razões diversas não puderam ingressar no ensino superior. Para a oferta desse curso, foi firmado convênio com a Universidade Potiguar-UnP.

A oferta simultânea de duas turmas de pós-graduação e o curso de graduação representam a consolidação da meta administrativa do presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta de investir no capital intelectual e estimular a formação política e cidadã do quadro de funcionários, visando preparar os servidores para o novo modelo de gestão que a modernidade da administração legislativa vem exigindo dos colaboradores.

Outro marco das ações do ILP deu-se com a realização de eventos integrativos da Assembleia com a comunidade, o que tem permitido a participação de cerca de 80 alunos de escolas públicas no curso pré-vestibular e outras dezenas em cursos nas áreas de informática, línguas estrangeiras e de formação política e cidadã.

A oferta de seis seminários sobre a legislação para as eleições municipais de 2012 é também registro importante nas atividades do ILP. As cidades de Natal, Açu, Pau dos Ferros, Caicó, Nova Cruz e Santa Cruz sediaram tais seminários, conduzidos pelos especialistas Jarbas Bezerra, juiz de Direito, e Lígia Limeira, diretora geral do TRE/RN. Centenas de  candidatos,  advogados e outros agentes foram informados a respeito das normas e procedimentos do Tribunal Superior Eleitoral para o pleito deste ano.

A implantação do Projeto Assembleia na Copa inseriu a Assembleia Legislativa na mobilização da sociedade para a Copa 2014. O objetivo é capacitar trabalhadores do setor de turismo na língua inglesa. Para tanto, foram firmadas parcerias com instituições comunitárias para o apoio ao funcionamento dos cursos. São parceiros a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern),  por meio do Complexo Cultural de Natal (Zona Norte), Casa do Bem (Mãe Luiza), Conacan (Candelária) e a Associação dos Moradores de Ponta Negra. Os cursos prosseguirão ainda por dois semestres, com a respectiva certificação.

Caminho para o ensino superior

 

Os cursos promovidos pelo ILP além de qualificarem os servidores da Assembleia Legislativa estão abrindo o caminho ao ensino superior. O benefício chega a todos os setores da Casa.

O supervisor do setor de serviços gerais Maurício Gomes Cortez destaca essa oportunidade oferecida pelo Instituto, afirmando que muitos servidores estão freqüentando os cursos, sem prejudicar o horário de trabalho.

‘Esses cursos são muito importantes. Vejo como um incentivo da Assembleia, pois sem estudo ninguém pode evoluir no trabalho. O servidor não pode ficar na mesmice. O ILP dá essa oportunidade, oferecendo cursos gratuitos que custariam caro se o servidor fosse pagar”, afirma.

Antônio Eriberto Pereira da Silva, o “faz tudo” da Assembleia, é um exemplo do quanto é importante a qualificação do servidor. Com quase 20 anos de Casa ele diz que agora está tendo uma real condição de evoluir no trabalho.

Eriberto já fez os cursos de atendimento ao público, cerimonial, como falar em público, segurança do trabalho e no trabalho e redação oficial. Atualmente ele faz o curso de graduação em Gestão Pública, num convênio entre a Assembleia Legislativa e a Universidade Potiguar-UNP e já faz o seu planejamento: “quando terminar, daqui a um ano e meio, vou fazer pós graduação, porque o que a gente aprende ninguém tira”.

Ele diz ainda que só não faz mais cursos porque o tempo é curto e tem que conciliar as suas múltiplas atividades do trabalho com o estudo. “O ILP está trazendo grandes oportunidades para quem quer estudar”, concluiu.

 

Deixar um comentário