Rogério: “Prefeitura precisa retomar controle do transporte público”

Candidato a prefeito de Natal pelo PSDB, o deputado federal Rogério Marinho participou na manhã desta quarta-feira (19) de mais um debate, dessa vez com os alunos do colégio CEI, em Mirassol. Na ocasião, Rogério apresentou as suas propostas na área da educação, saúde, segurança, meio ambiente e infraestrutura.

O parlamentar aproveitou também para criticar a omissão das últimas administrações no controle do transporte público. “Há quase seis anos a Prefeitura abriu mão de controlar o transporte público da cidade. Precisamos retomar o controle da emissão da carteira de estudante e das gratuidades, que hoje está apenas na mão do Seturn, para na hora de estabelecer o cálculo tarifário termos esses dados na mão”, disse.

Rogério defende que a cidade recupere o controle sobre a concessão de gratuidades no transporte público, que atualmente está a cargo do Seturn. Além disso, o candidato afirma que o transporte público será priorizado caso seja eleito, com a definição de corredores exclusivos para ônibus nas principais vias da cidade.

Sobre a saúde, Rogério defendeu a informatização dos postos, que permitirá entre outras coisas o controle no envio de medicamentos para as farmácias da rede pública, assim como a marcação de consultas para a população, que hoje precisa enfrentar filas para conseguir atendimento.

Em relação a segurança pública, o candidato pretende implantar projetos para inibir a violência e combater o tráfico de drogas. “Vamos iluminar a cidade e implantar câmeras de segurança em áreas de maior incidência de crimes. Também vamos combater o crack, desintoxicando os usuários e fazendo um trabalho de socialização em parceria com entidades não-governamentais e instituições religiosas”.

Rogério lamentou ainda os péssimos resultados do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que apontaram Natal como a pior capital em qualidade do ensino e apresentou suas propostas para o setor.

“A educação municipal hoje é uma tragédia. Estamos formando gerações de analfabetos funcionais. Precisamos incentivar a leitura, o ensino estruturado, definir metas e valorizar nossos professores, dando a eles a oportunidades para se capacitarem melhor”, disse.

Ao ser questionado sobre a polêmica da Via Costeira, Rogério defendeu a municipalização da área e o desenvolvimento sustentável. “A Via Costeira mudou a realidade da cidade, gerando emprego, desenvolvimento e renda. Temos que municipalizar a área e em parceria com governo estadual e federal investir respeitando a legislação”, finalizou.

Deixar um comentário