Apagão causa danos a sistemas de abastecimento de 3 regiões de Natal

Por Assessoria Caern

O apagão, que deixou toda a região Nordeste, parte do Distrito Federal e os estados do Pará e Tocantins sem energia elétrica das 23h40 dessa quinta-feira (25) às 2h45 desta sexta (26), prejudicou as instalações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que possibilitam o abastecimento de várias regiões da capital. O trecho mais prejudicado pela falta de energia prolongada nessa a madrugada, se estende desde o bairro de Morro Branco até a Ribeira.

Das estruturas da Companhia, a Adutora do Jiqui foi a mais atingida pelo blecaute. Ontem, a unidade passou por manutenção das 8h às 21h. Menos de três horas após ter voltado a entrar em operação, o sistema foi paralisado pela queda prolongada de energia. Os reservatórios ainda estavam com pouca quantidade de água e o processo de enchimento foi paralisado. As poucas horas de bombeamento não foram suficientes para deixar essas unidades cheias.

Segundo o gerente da Caern para as regiões Sul, Leste e Oeste de Natal, Lamarcos Vital Teixeira, agora de manhã, o sistema de abastecimento para essas áreas da cidade está funcionando com 40% da capacidade. “A água disponível está vindo através dos nossos poços e se espalha pelas diversas áreas da zona urbana”, observa o gerente. As adutoras 1, 2 e 3 pararam de funcionar depois do apagão. Esperamos que até o meio-dia, possamos resolver o problema elétrico ocorrido na adutora 3, que abastece as zonas Sul e Leste”, estima Lamarcos Vital.

Se tudo correr como previsto, os trabalhos realizados por duas equipes de técnicos da Caern no Jiqui, fará o sistema  voltar a funcionar até às 18h, e partir daí, são 48 horas para que o abastecimento seja restabelecido na cidade. Lamarcos, que está acompanhando o trabalho dos técnicos desde a madrugada, lembra que a queda de energia ocorreu quando o sistema começava a ser pressurizado, ou seja, a água com o aumento da pressão subia para encher os reservatórios. O apagão atingiu os quadros de comando das adutoras 2 e 3. E na de número 1, ocorreu avaria em um dos registros. As áreas em melhor situação são as atendidas pelo Reservatório do Candelária, que dispõe de 8 poços, que continua fornecendo água para áreas como Mirassol, Pitimbu, Cidade Nova e Nova Cidade, e adjacências.

ZONA NORTE

Nesta região, não houve danos aos equipamentos da Caern, mas como houve despressurização na rede de água, as partes mais altas poderão ter menor oferta de água durante 48 horas.

MUNICÍPIOS AO NORTE DE NATAL

Situação mais crítica no momento é referente aos municípios de Lajes, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Pedra Preta e Riachuelo. Esta última é a mais prejudicada por ser a mais distante atendida pela adutora Sertão Central Cabugi.
Em relação aos municípios atendidos pela Adutora Monsenhor Expedito, entre eles, Santa Maria e Ielmo Marinho, a previsão para o restabelecimento é de 72h.

POLOS DE ASSU, MOSSORÓ, CAICÓ, LITORAL SUL E PAU DOS FERROS

Nessas áreas do Rio Grande do Norte, a Caern registra paralisação na produção apenas durante as pouco mais de três horas de duração do blecaute, retornando o sistema a funcionar após o restabelecimento da energia elétrica.

Deixar um comentário