Fátima Bezerra homenageia os professores e reforça luta pela aprovação do PNE

No Dia do Professor a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), coordenadora do Núcleo de Educação do PT na Câmara dos Deputados, presta homenagem ao magistério e reafirma o compromisso na luta pela aprovação do PNE. “A melhor forma de homenagear o magistério é reafirmar nosso compromisso e empenho na luta para aprovar um PNE ousado, que aposte na universalização do atendimento escolar de qualidade, com trabalhadores em educação valorizados com salários justos, formação continuada e jornada de trabalho decente”, disse a deputada.

Leia na íntegra:

Queridos (as) amigos (as) professores (as), hoje é um dia muito especial para a educação brasileira, o dia de milhares de profissionais que, historicamente, enfrentaram as mais diversas barreiras em defesa da educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no campo ou na cidade.

Falo exatamente de milhares de homens e mulheres que seguiram suas vocações e escolheram ser professores e professoras, da educação básica, do ensino técnico ou do ensino superior.

Ser professor ou professora no Brasil, principalmente quando nosso olhar se fixa sobre a educação básica, sempre foi sinônimo de ser militante, de ser lutador (a), pois sou professora e sei como é difícil mediar a construção do saber sem as condições mínimas de trabalho, com salários defasados e gestores muitas vezes descomprometidos e/ou autoritários.

Não por acaso adentrei na luta sindical e no campo da política institucional, não por acaso foquei minha ação parlamentar na defesa da educação pública, gratuita e produtora de trajetórias de emancipação. Tenho muito orgulho do caminho que trilhei, pois não vencemos todas as barreiras, mas já conquistamos vitórias extremamente importantes para a educação brasileira, a exemplo do FUNDEB, do Piso Salarial e do novo Plano Nacional de Educação, em tramitação no Congresso Nacional.

A melhor forma de homenagear o magistério é reafirmar nosso compromisso e empenho na luta para aprovar um PNE ousado, que aposte na universalização do atendimento escolar de qualidade, com trabalhadores em educação valorizados com salários justos, formação continuada e jornada de trabalho decente. Essa é a agenda mais estratégica para o país, que toda a sociedade brasileira deve abraçar.

Agradeço de coração a confiança que sempre depositaram no nosso mandato e parabenizo cada um e cada uma de vocês pelo nosso dia. Precisamos manter vivos nossos sonhos e continuar a luta. Pra valer a história de tantos que se foram e nos deixaram legados preciosos, a exemplo de Paulo Freire e Florestan Fernandes. Pra valer a ideia de um país sem pobreza e com acesso à educação de qualidade, um Brasil cidadão.

Deixar um comentário