Política & Políticos -Por Lenilson Costa

NOVA CRUZ

A cidade vem na reta final do mandato do prefeito Flávio Azevedo, a cada dia em um verdadeiro caos administrativo. Se já era visível desde os primeiros dias de seu governo, imagine no finalzinho do seu mandato.

CAOS…

Lixo, salários atrasados de servidores contratados, postos de saúde paralisados, fornecedores em atraso, fornecimento de energia cortado, são fatores que a cada dia a população de Nova Cruz é prejudicada.

URNAS

Já tem nos bastidores da política de Nova Cruz, alguns nomes sendo lançado para o pleito de 2016. Aqui é assim, nem saiu o resultado das urnas, a equipe do prefeito Flávio, já retira o nome do mesmo para o pleito de 2016. O famoso Nicolau de Santana, já tem em mãos a chapa de 2016. Max, para prefeito e a Drª Ana Karla para vice.

FESTAS

As festas estão acontecendo semanalmente ainda em prol da vitória do prefeito Cid Arruda. O novo prefeito tem participado de todas…

CÂMARA

Até que fim entrou um presidente que teve a visão de futuro e construiu a nova sede do Poder Legislativo da cidade de Nova Cruz. O nome é Luís da Costa Prudêncio, o Luís da Verdura, como muita gente conhece. Fez uma obra que desmoralizou o prefeito da cidade de Nova Cruz. Enquanto Luís administrou um pequeno orçamento. O prefeito administrou um orçamento de milhões e não construiu uma casa popular para beneficiar uma pessoa carente. Isso é que eu digo… Uma verdadeira vergonha, essa administração de Flávio Azevedo…

PLENÁRIO DA CÂMARA

O novo plenário da câmara municipal do ano de 2013 vai contar com 13 novos vereadores. Dos nove vereadores, apenas Antonio Gomes não se elegeu. Agora o plenário tem mais 5 vereadores novatos na Casa Legislativa.

PRESIDÊNCIA

Com o plenário formado por 13 vereadores, o processo da eleição da nova mesa diretora para o biênio de 2013 a 2014, já começa a visualizar alguns nomes que tem chance de disputar a presidência da Câmara de Nova Cruz. Do lado da oposição o nome que começar a ter musculatura é do vereador Dinho de Primeira Lagoa. E do lado da situação dois nomes se apresentam com maior força. São eles: Vereador Beto Martins e Valdo Salú. Lembrando que todos os 13 vereadores são pré – candidatos a presidente da Casa Legislativa. Daqui para o dia 1º de janeiro muita coisa vai rolar nos bastidores da politica de Nova Cruz. O prefeito Cid Arruda, tá de olho no resultado e torce que o novo presidente seja um nome ligado ao seu grupo político.

TRANSIÇÃO:

Nesta segunda – feira começa a primeira reunião da equipe de transição junto ao Poder Executivo da cidade de Nova Cruz. O prefeito Flávio já escalou também a sua equipe para passar as informações para equipe de transição do prefeito eleito Cid Arruda.

PREFEITO

Cid Arruda com a vitória de 07 de outubro passa a ser mais um nome a administrar por três vezes o município de Nova Cruz. Título apenas conquistado na época por José Peixoto Mariano.

RECORD

O prefeito Cid Arruda coleciona também outro record na politica de Nova Cruz. O de ter derrotado o prefeito Flávio Azevedo por três vezes no município.

SEM AS FAMILIAS

O prefeito Cid Arruda, pela primeira vez derrotou além do prefeito Flávio Azevedo, as famílias consideradas de peso na política de Nova Cruz. São elas: Os Cunha Lima e os Andrade.

CID ARRUDA

O prefeito Cid Arruda vai iniciar a sua administração fazendo uma verdadeira economia de gastos no município. O novo prefeito quer sentir primeiro, como se encontra a situação financeira. Ele já anunciou em alguns programas de rádio, que vai começar com alguns secretários. Segundo informações deverá iniciar a sua administração com apenas 4 ou 5 pastas. A principal saúde, educação, finanças e assistência social e chefe de gabinete. Os nomes ninguém sabe quem serão os novos secretários do prefeito Cid.

SIGILO TOTAL

O novo prefeito Cid Arruda, vem mantendo no sigilo total os possíveis nomes que irão compor o seu quadro de secretario logo nos primeiros dias de sua administração. Nos bastidores falam em alguns nomes, até o momento Cid Arruda não fez nenhuma comunicação quem são os novos nomes para fazer parte de sua administração.

GERMANO TARGINO

O líder político da família Targino da cidade de Nova Cruz, Germano Targino saiu também fortalecido do pleito de 2012. O nome da sua esposa Minique Targino fez parte da chapa vitoriosa ao lado do prefeito Cid Arruda.           

REELEIÇÃO

No Agreste apenas os prefeitos de Passa e Fica (Pepeu – PMDB), Várzea (Getúlio Ribeiro – PSD), Goianinha (Junior Rocha – PMDB), Baia Formosa (Nivaldo – PSB), Arez (Erso – PR), Serrinha (Fabiano – PMDB). Escaparam no processo da reeleição

AGRESTE – PMDB

O partido do PMDB perdeu as cidades de Campestre, Nova Cruz, Brejinho e Pedro Velho. As novas conquistas foram os municípios de Santo Antonio (Lula Ribeiro – PMDB), Monte Alegre (Severino da irmã Dulce – PMDB), Espírito Santo (Chico Araújo – PMDB).

CIDADES

As principais cidades do Agreste estão nas mãos do PMDB, são os municípios de São José de Mipibu com o nome de Arlindo Dantas-PMDB, Monte Alegre, com Severino. A cidade de Santo Antonio ficou nas mãos também de um pemedebista do empresário Lula Ribeiro. Já a cidade de Nova Cruz, Cid Arruda – PSB. Canguaretama o partido do PSD assumiu a Prefeitura. Já a cidade de Brejinho vai ser administrada por Ivete Matias, do partido PR. O PMN vai administrar a cidade de Campestre, com Sione Oliveira.

ROGÉRIO MARINHO

O suplente de deputado federal, Rogério Marinho, poderá assumir uma secretaria estadual. As mais cogitadas são da educação e agricultura. Com isso Rogerio Marinho ficará mais próximo dos norteriograndesenses.

SECA

Tá feia a seca na nossa região, já começa fazer grandes estragos tanto aos animais quanto aos pequenos produtores que a cada dia sofrem com o problema da falta de água tanto para o rebanho, quanto para o consumo humano. A seca é maior na historia da região Nordeste nos últimos 30 anos. Que vem afetando todos os estados da região.

TOMBA FARIA

O deputado estadual Tomba, já conquistou os apoios de varias lideranças político do agreste. Já contabiliza apoios nos municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento, Nova Cruz, Passagem e Lagoa de Pedras.

CAIÇARA – PB

A nossa vizinha cidade de (Caiçara-PB). Aconteceu o fenômeno de o candidato perder por apenas 1 voto. O candidato da situação conhecido pelos os novacruzenses por Bola foi derrotado por apenas um voto.

 

SONHADOR

O ex- vereador Marcelo Junior, é o mais novo filiado do PMDB. Marcelo tentar aglutinar força e sonha ser ainda um líder na politica de Nova Cruz, preenchendo o espaço que deverá deixar Flávio Azevedo junto ao partido do PMDB da cidade de Nova Cruz. Na mesma linha de pensamento, o ex- vice-prefeito Max Andrade, também almeja esse espaço. Vamos aguardar como vai ficar a situação do prefeito Flávio.

VÁRZEA

O município de Várzea teve o processo de eleição a mais acirrada da região Agreste. A diferença de menos de 50 votos. O prefeito Getúlio Ribeiro que tem total equilibro administrativo promete fazer nos novos 4 anos mais uma excelente administração. Getúlio derrotou mais uma vez uma grande estrutura política que foi montada pelo seu adversário político no município.

DEPUTADO FEDERAL

O projeto politico do atual Presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Motta(PMN), é de levar o seu filho vereador Rafael Motta(PP), que se elegeu vereador na cidade de Natal, para uma nova disputa nas eleições de 2014. Rafael Motta poderá seguir uma nova carreira nas eleições de 2014, sendo candidato a deputado federal com o respaldo político liderado pelo seu pai.

MONTE DAS GAMELEIRAS

É na cidade de Monte das Gameleiras, que se encontra o prefeito mais jovem da Região Agreste. O nome Rodolfo dos Anjos, filho do nosso amigo e ex-prefeito daquele município Nal.

PARTIDOS

Os partidos que saíram vitoriosos nas eleições de 07 de outubro na nossa região.

Baia Formosa – José Nivaldo ( PSB)
Boa Saúde – Paulo de Souza (PSD)
Bom Jesus – Edmundo Aires (PMDB)
Brejinho – Dra Ivete Matias Xavier (PR)
Canguaretama- Maria de Fatima Borges (PSD)
Espírito Santo – Francisco Araujo (PMDB)
Goianinha – Jr. Rocha (PMDB)
Ielmo Marinho – Bruno Patriota (PSD)
Jundiá – José Roberto (PMDB)
Lagoa Danta – João Paulo Guedes (PR)
Lagoa de Pedras – Raniere Silva (DEM)
Lagoa Salgada – Alexandre Freire ( PSB)
Montanhas – Algacir Januario (PSD)
Monte Alegre – Severino Rodrigues (PMDB)
Monte das Gameleiras – Rodolfo Pontes (PMN)
Nova Cruz – Cid Arruda Câmara (PSB)
Passa e Fica – Pedro A. Lisboa PEPEU  (PMDB)
Passagem – José Sobrinho (DEM)
Pedro Velho – José Marques (PSD)
Santo Antonio – Luiz Franco (PMDB)
São José do Mipibu – Arlindo Dantas (PMDB)
São José do Campestre – Sione Ferreira (PMN)
Senador Eloy de Souza – Kerginaldo Medeiros (PMDB)
Senador Georgino Avelino – Adval Bezerra (PMDB)
Serra Caiada – Maria do Socoro (PMN)
Serra de São Bento – Emanuel Faustino (PSD)
Serrinha – Fabiano Texeira (PMDB)
Tangará – Alcimar G. (PMN)
Tibau do Sul – Valdenicio Costa (PR)
Varzea – Getulio Ribeiro (PSD)
Vila Flor – Manoel de Lima (PV)

Números obtidos por cada partido:

PMDB – 11 PREFEITURAS
PSD – 7 PREFEITURAS
PR – 4 PREFEITURAS
PMN – 4 PREFEITURAS
PSB – 3 PREFEITURAS
DEM – 2 PREFEITURAS
PV – 1 PREFEITURA. (Fonte:TRE/RN – Blog do Rafael do Agreste)

PASSAGEM – RN TEM MAIS ELEITORES DO QUE HABITANTES…

O deputado Tomba  Farias (PSB) na sessão plenária desta quarta feira (14) fez um apelo ao Tribunal Regional Eleitoral e ao Ministério Público para um fato que ocorreu nas eleições deste ano no município de Passagem, na região Agreste. Segundo o parlamentar, Passagem tem 2.895 habitantes e um eleitorado de 4.580.

“Considero isso muito grave. Acredito até que é um fato inédito no Brasil. Como explicar que a cidade tem 2.895 habitantes e um eleitorado cadastrado no TER de 4.580 eleitores. Na recente eleição municipal votaram 4.196 eleitores. Além disso, coincidentemente houve muitas transferências de eleitores de outros municípios e doações de terrenos. Fica aqui o meu apelo para que o Tribunal Eleitoral e o Ministério Público façam uma investigação”, afirmou.

PESO POLÍTICO

Para Walter Alves, pelo peso, tamanho e importância do PMDB, o partido deveria ser mais ouvido pela administração Rosalba Ciarlini. “O PMDB tem dois senadores, um deputado federal, cinco deputados estaduais, 52 prefeitos, 33 vice-prefeitos e 336 vereadores. É o maior partido do estado. Temos que consultar as nossas bases porque existe uma insatisfação perante a desarticulação política do governo, com relação aos prefeitos do interior”, completou Walter Alves.

TRANSIÇÃO EM NOVA CRUZ…

O prefeito Flávio Azevedo nomeia equipe do atual governo para discutir a transição com a equipe do prefeito eleito Cid Arruda.

Através do ofício  número 147/2012 de 08 de novembro de 2012 o prefeito nomeou a seguinte equipe:

Maria Mércia de Brito Ferreira – Superv. de Programação Orçamentária – Contabilidade

Dr. José Moraes Neto – Procurador Geral – Coordenador

Helenilda Maria Mascena Santos Alves – Sec. Administração

Ana Isabel Rodrigues da Silva- Sec. Educação

Venceslau Braz dos Santos – Sec. Finanças

Luiz Sergio Melo Pimentel – Chefe de Gabinete

A primeira reunião esta marcada para o dia 19/11/2012

Local: Procuradoria do Município

Rua Felipe Pegado Cortez, ( vizinho a Caixa Econômica)

Hora: 08:00 horas.

VEREADORA CAMPEÃ DE VOTOS É DESTAQUE NO VALOR ECONÔMICO

Do Valor Econômico

O contracheque de três algarismos com que iniciou sua exposição de oito minutos numa audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte deu à professora Amanda Gurgel mais de 2 milhões de acessos no You Tube.

E lhe rendeu a maior votação proporcional de um candidato a vereador entre todas as capitais do país. Amanda teve 9,23% dos votos em Natal.

Foi uma votação quatro vezes maior, em termos proporcionais, do que aquela recebida por Roberto Trípoli (PV). Vereador recordista em votos de São Paulo, Trípoli foi eleito pelo hospital público para animais domésticos que conseguiu arrancar de um Executivo que não fez uma única unidade para humanos.

A votação de Amanda também foi o triplo daquela recebida pelo ex-governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, que ganhou uma vaga na Câmara Municipal de Campo Grande.

Em Natal, os 32.819 eleitores de Amanda Gurgel talvez nunca tenham votado para o Executivo num partido que prega a estatização dos bancos.

Mas foi esta legenda que abrigou a brava professora que pega três ônibus para dar aula, ajuda alunos a carregar a carteira na cabeça e tem sua presença no refeitório dos alunos tratada como uma liberalidade das autoridades da Educação.

Talvez esses eleitores cheguem a 2016 com alguma ideia do que a sua vereadora fez no mandato. ( Fonte:Blog Carlos Santos)

 

Deixar um comentário