Dilma é 18ª pessoa mais poderosa do mundo, diz Forbes

A revista Forbes publicou nesta quarta-feira (5) a lista das 71 pessoas mais poderosas do mundo. A única brasileira no ranking é a presidente Dilma Rousseff, na 18ª posição.

No topo, está o presidente norte-americano, Barack Obama, seguido pela chanceler alemã, Angela Merkel, e pelo chefe de Estado russo, Vladmir Putin. Entre as justificativas para as escolhas, a publicação diz que Obama mereceu a liderança porque, apesar dos desafios que têm pela frente, venceu uma eleição difícil e continua no comando da maior força militar do mundo e de uma superpotência econômica e cultural.

Merkel subiu três degraus no ranking em relação ao ano passado porque “é a espinha dorsal da União Europeia de 27 membros e carrega o destino do euro em seus ombros”. Putin ganhou destaque por ter sido reeleito em março e, assim, ter recuperado oficialmente o poder, já que ninguém acreditava que ele realmente tivesse desistido.

Ao se referir a Dilma, o texto afirma que a ex-revolucionária dirige a 6ª economia do mundo e colocou “ênfase no fomento do empreendedorismo que inspirou uma nova geração de empresários”.

Para criar a lista, a Forbes diz que considerou centenas de candidatos de todo mundo. O poder deles foi medido em quatro dimensões: influência diante de multidões, recursos sob controle de cada pessoa, poder em diferentes esferas da vida e o uso efetivo que os candidatos fazem desses meios.

Também aparecem no ranking, entre outros, o fundador da Microsoft, Bill Gates, o papa Bento XVI, o novo líder chinês, Xi Jinping, o empresário mais rico do mundo, Carlos Slim, e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg.

Fonte:Redação Época

Deixar um comentário