Política & Políticos – Por Lenilson Costa

Gesane Marinho completa 10 anos de vida pública

Lei “Selo Amigo do Esporte”, de autoria da deputada, é aprovada na Assembleia Legislativa do RN

A deputada estadual Gesane Marinho (PSD), que completa dez anos de vida pública neste ano de 2012, comemora a aprovação do Projeto de Lei “Selo Amigo do Esporte”, de sua autoria, por unanimidade, na última quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa do RN. A legislação prevê a criação de um selo para ser conferido às empresas privadas do Estado que investirem em projetos no âmbito desportivo. O selo será concedido automaticamente e terá prazo de validade de um ano, renovável enquanto durarem as contribuições que devem ser, no mínimo, anuais.

Com apenas 32 anos de idade, Gesane Marinho teve mais de 120 mil votos ao longo de seus três mandatos, desde 2002. Eleita pela primeira vez aos 22 anos, Gesane foi a deputada mais jovem do Brasil. É hoje uma veterana, que continua como a mais nova na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Em 2012, completam-se dez anos como representante do povo, sempre próxima da população por meio dos diversos trabalhos sociais que realiza em Natal e no interior do Estado, com destaque para o “Mesa Farta”, que a fez conhecida como a “deputada da alimentação”.

SEMANA

Os candidatos eleitos nas eleições de 2012, na cidade de Nata, todos foram empossados na ultima sexta-feira.

ANUNCIO

Aos poucos, o prefeito da cidade de Nova Cruz, Cid Arruda vai divulgando os novos nomes para sua equipe. Ontem no Programa de rádio levado ao ar na FM Agreste, Cid anunciou mais dois nomes importantes para sua equipe. Os nomes foram o de Cyrus Benavides para a Procuradoria Geral do município e do advogado Vandson que irá exerce o cargo de pregoeiro do município. Já são cinco nomes anunciados pelo prefeito para fazer parte de sua nova equipe a partir janeiro.

SECRETARIA

Como o prefeito vai reduzir o numero de secretários, acreditamos que faltam apenas os nomes dos secretários de Educação, Saúde e Assistência Social. Com isso Cid fechará a sua equipe para iniciar um novo modelo de administração no município de Nova Cruz.

DILPOMAÇÃO

Todos os candidatos eleitos na 12ª Zona Eleitoral estão sendo diplomados na próxima terça – feira no município de Nova Cruz. A solenidade de entrega dos diplomas terá inicio as 15h, no Fórum municipal de Nova Cruz.

SESSÃO

Na ultima sessão realizada no município de Nova Cruz, os três vereadores já fizeram discursos de despedidas foram eles:Marcelo Pessoa da Cunha Lima (DEM), José Jeconias Barbosa(PMN) e Antonio Costa Moreira (DEM).

DEM

O partido do DEM da cidade de Nova Cruz que tinha dos representantes na Casa Legislativa, ficará sem nenhum representante. O partido ficou ainda mais nanico em Nova Cruz.

BANCADA

As bancadas ficaram assim distribuídas para a nova legislatura em Nova Cruz. O partido do PMDB ficou com 5 vereadores, o PSB com 4 vereadores, o PSD com 2, PV com 1 e o PT com 1 representante. A situação elegeu 7 vereadores e a oposição apenas 6 vereadores.

CÂMARA

A eleição dos novos membros da Mesa Diretora para o biênio de 2013 a 2014 vai esquentar nessa reta final. São vários os candidatos que tentam emplacar com sua candidatura. Do lado da situação o nome de Beto Martins tem sido o mais ventilado. Enquanto isso a oposição poderá também se unir e lançar um nome para a disputa.

REELEIÇÃO

Quem também assumiu a candidatura a reeleição foi o atual presidente da Câmara, Luis da Verdura. Luís é um nome hoje que não aglutina dentro do PMDB.  Outro nome do PMDB que tenta viabilizar a sua candidatura é o vereador Dinho.

DUELO

Poderá no duelo da eleição da Câmara, sair um bloco dos independente, apoiando o nome do vereador Valdo Salú para ser o candidato a Presidente da Casa. Valdo tem mostrado flexibilidade. Caso Beto Martins, não reúna nomes para viabilizar a sua candidatura., Valdo Salú deverá ser o candidato da vez. Pois tem apoios importantes tanto do lado da situação, quanto da oposição.

FESTA

Várzea/RN comemora seus 53 anos de emancipação política, 20 de dezembro.

Igreja Matriz da cidade de Várzea/RN

Por Beto Bello

Do VNT

O Município de Várzea/RN completa na próxima quinta-feira, 20 de dezembro/2012 seus 53 anos de História, e para comemorar  a Prefeitura Municipal irá realizar mais um evento que já é tradição em toda região Agreste.

As bandas de Forró; FORRÓ DA PEGAÇÃO e FORRÓ MORENA SAFADA  farão os shows da festa de emancipação política em praça pública.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO  COMPLETA:

8:00 horas: Maratona pedestre, saindo da cidade de Espírito Santo com destino à Várzea.

16:00 horas: Partida de futebol entre as equipes do Esporte,campeão municipal e o Várzea.

20:00 horas: Missa de ação de graça na Matriz de São Pedro.

23:00 horas: Banda Morena Safada,com lançamento de DVD

01:00 horas: Banda Forró da Pegação.

Veja o cartaz da festa:

 

Santo Antônio/RN: Diplomação dos eleitos será dia 18, às 19h

osamigosdaonca

O Juiz Eleitoral da 13ª Zona Eleitoral, Dr. Ederson Solano Batista de Morais, diplomará, na próxima terça-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores, localizada na Praça Getúlio Vargas, os candidatos eleitos no pleito de 2012 aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores dos municípios de Jundiá, Lagoa de Pedras, Passagem, Santo Antônio, Serrinha e Várzea.

Em Santo Antônio, serão diplomados o prefeito eleito Lula Ribeiro (PMDB), a vice-prefeita eleita Valéria Barbalho (PSDB) e os onze vereadores eleitos: Nego de Mário (PSC), Pai Toco (PMDB), Menta (PMDB), Júnior Nogueira (PSB), Goreth Orrico (PT), Dário (PT), Priscila (PRB), Paulo Cezar (PSD), Nélio de Cornélio (PSD), Lucinha (PP) e Audy Acciole (PP).

A solenidade terá início às 19h e será presidida pelo Juiz Eleitoral da Comarca local. A última etapa do processo eleitoral, quando os representantes escolhidos pelo povo recebem seus certificados de aptidão à posse, deve contar com público composto por autoridades, candidatos eleitos e convidados. Os suplentes devem receber seus diplomas no cartório eleitoral da 13ª Zona Eleitoral.

POLÍTICA

Sandro Mabel, por Ilimar Franco

Ilimar Franco, O Globo

A disputa pela liderança do PMDB na Câmara está afunilando em favor de Sandro Mabel (GO) que, recentemente, voltou ao partido vindo do PR. Ele é o preferido pelo Planalto e pela cúpula partidária. Seu principal adversário, Eduardo Cunha (RJ), é visto com reservas. Há receio que ele radicalize devido ao apoio de peemedebistas que têm contradições com o PT nos estados.

População não confia no Poder Judiciário, diz pesquisa

Deu no Consultor Jurídico

O Poder Judiciário segue como uma das instituições que têm a menor confiança da população no Brasil, conforme mostra o Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), que analisou o segundo e terceiro trimestres de 2012.

Feito pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, a Direito GV, o estudo mostra que a população brasileira considera o Judiciário só é mais confiável que as emissoras de TV, os vizinhos, o Congresso Nacional e que os partidos políticos.

Confiança nas Instituições

De acordo com a pesquisa — feita com 3,3 mil pessoas —, 90% dos brasileiros consideram a Justiça morosa e 82% a consideram cara. Outros 64% dos entrevistados acreditam que o Judiciário é desonesto e 61% o enxergam como nada ou pouco independente. Além disso, 64% dos ouvidos acham a Justiça “difícil” ou “muito difícil” de acessar.

O ICJBrasil também atribui notas para o desempenho do Judiciário. Numa escala de 0 a 10, a nota geral foi 5,5.

A pontuação é baseada em dois subíndices: o de comportamento, que analisa se os cidadãos, quando enfrentam problemas, procuram soluções na Justiça, e o de percepção, que apura o sentimento da população em relação a celeridade, honestidade, neutralidade e custos.

No primeiro requisito, a nota foi 8,7. No segundo, 4,1.

Para Luciana Gross Cunha, professora da Direito GV e coordenadora do estudo, os dados seguem a mesma tendência que sempre tiveram, “de má avaliação do Judiciário como prestador de serviços públicos”.

Foram entrevistadas pessoas em oito estados brasileiros, que responderam por 55% da população nacional (Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo).

Polícia

O ICJBrasil também mostrou que a população não está satisfeita com o trabalho da polícia. A instituição foi apontada como confiável pelos mesmos 39% que o Judiciário.

Grau de satisfação com a atuação da polícia

Muito Satisfeito

Um pouco satisfeito

Um pouco insatisfeito

Muito insatisfeito

Indiferente

Contando juntos os “insatisfeitos” e os “pouco satisfeitos”, a cifra chega a 63%.

Considerando a camada mais pobre da população, o índice pula para 65%.

Na camada mais rica, cai para 62%.“É um dado alarmante, principalmente se considerarmos os últimos acontecimentos envolvendo o assassinato de policiais e diversas pessoas na periferia”, analisa Luciana Gross Cunha.

Brasil tem 94,2 millhões de internautas

O total de pessoas com acesso à internet no Brasil no terceiro trimestre de 2012 foi de 94,2 milhões, segundo o Ibope Media.

O número considera as pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), mais as crianças e adolescentes (de 2 a 15 anos de idade) que têm acesso em domicílios.

O Colégio Imaculada Conceição, ontem e hoje.

Colaboração de Arimatéa Fernandes e fotos do acervo particular de Carlos Lira.

Depois de 110 anos de funcionamento, o CIC encerrou suas atividades ontem, dia 13.

Chegou a ter 2.700 alunos em 3 turnos e ao fechar as portas tinha somente 287 alunos, em um só turno.

Deixar um comentário