Recife é a cidade onde mais se consome uísque no Brasil e no mundo

Estudo aponta que média de goles na nossa Escócia tropical é quatro vezes à do país

Há quem diga que seja efeito da proximidade geográfica com o Caribe e sua inclinação etílica pelos destilados fortes. Há quem atribua a uma evolução do hábito de beber aguardente, que configurou uma predileção por bebidas de teor alcoólico mais elevado e gosto acentuado. Ou ainda ao efeito refrescante criado a partir da cultura de usar copos longos e com bastante gelo (de preferência, com água de coco). Até o gosto por status, passado de pai para filho, é mencionado.

Explicações à parte, o fato é que não é de hoje que a cálida Recife, capital de Pernambuco, impressiona o Brasil e o resto do mundo ao despontar em rankings internacionais de consumo de uísque – não só como a cidade de maior consumo per capita da bebida escocesa no país, mas também um dos mais elevados no globo.

Segundo dados da Nielsen, de agosto de 2011 a julho de 2012, o consumo de uísque na Região Metropolitana de Recife foi quatro vezes superior à média brasileira: no período, os recifenses entornaram 0,571 litro por pessoa, em média – o que dá 11,5 doses.

No resto do Brasil, a média foi de 0,145 litro ou 2,9 doses. Em São Paulo, por exemplo, o consumo ficou em 0,171 litro (3,5 doses) e no Rio, 0,078 litro (1,5 dose). Pelos cálculos da Nielsen, a região de Recife representa sozinha 37% das vendas de uísque do Brasil.

No respingo de dados como esses, ainda em 2009, a conceituada revista inglesa “The Whisky Magazine” concedeu a Recife o título de cidade com maior consumo per capita da bebida no planeta – uma consagração internacional de um curioso hábito que já chamava a atenção dos fabricantes do segmento.

Mas se o título é antigo, ele foi consolidado recentemente com a escolha da capital pernambucana para receber uma loja pioneira no Brasil, que deve ser replicada no resto do país a partir da experiência às margens do Rio Capibaribe. Inaugurada em agosto, a Casa dos Destilados é um templo dedicado às marcas produzidas pela Diageo, líder mundial e brasileira de bebidas alcoólicas premium. Mas a grande estrela é mesmo o uísque – especialmente o Johnnie Walker, que encontra na capital pernambucana os mais sedentos consumidores do país. No caso do blend Red Label, a cidade lidera as vendas no Brasil e detém um recorde internacional.

“Recife é onde temos um dos mais exigentes apreciadores de destilados”, afirma Alexandre Boucinhas, diretor de vendas da Diageo Brasil. “A região é estratégica para avaliarmos novas abordagens com consumidores, tanto que escolhemos a cidade pra inaugurar nossa primeira loja conceito do Brasil.”

Fonte: Redação- Forbes Brasil

Deixar um comentário