Maior probabilidade é que chova abaixo da média no CE, diz Funceme

Previsão da quadra chuvosa de 2013 foi divulgada nesta sexta-feira (25). 

45% da probabilidade é de que chova abaixo da média.

Do G1 CE

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê que a probabilidade de ocorrerem chuvas abaixo da média histórica em fevereiro, março e abril no Ceará é de 45%. A média histórica é medida desde 1958. O prognóstico foi divulgado na manhã desta sexta-feira (25). A fundação vai informar em fevereiro novas previsões para o período.

Os metereologistas da Funceme fazem o prognóstico medindo a probalidade de um evento acontecer. De acordo com o estudo, além das chances de 45% para que chova abaixo da média, foram apontados 35% de chances de que chova dentro da média e 20% de chances de que chova acima da média.

Segundo a Funceme, para as análises, foi considerado um modelo atmosférico global gerado pela instituição estadual. Além do novo produto, também fazem parte das análises os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e do Instituto Internacional de Pesquisas do Clima e da Sociedade (IRI – EUA).

Impactos
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o governo já estuda medidas para diminuir o impacto. Em 2012, o agricultor cearense perdeu 87% da safra. A notícia é preocupante também para a segurança dos açudes. Os 139 reservartórios administrados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão com um volume total de 47% da capacidade. De acordo com o presidente da companhia, Renny Frota, o volume pode diminuir com um ano de pouca chuva.

Além das divulgação dos sobre a quadra chuvosa, órgãos estaduais e federais se reúnem nesta sexta-feira (25) para uma reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca.

Deixar um comentário