Emater-RN realiza capacitação anual do Programa de Aquisição de Alimentos

Por Assessoria Emater

A partir desta terça-feira (05), começa a capacitação anual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Até 31 de março, todas as unidades regionais da Emater-RN passarão pelo ciclo de capacitação, nas modalidades PAA – Compra Direta e PAA – Leite Fome Zero, ambos com investimentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Cerca de 320 técnicos e bolsistas serão capacitados para atuar no programa em 2013.

A capacitação tem o objetivo de compartilhar informações quanto à execução das ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nas duas modalidades, no âmbito do Plano Brasil sem Miséria, pelas coordenações estaduais e as assessorias regionais da Emater-RN. Além disso, o encontro tem o objetivo de planejar as ações para 2013, integrando equipes e parceiros municipais.

De acordo com Kize Arachelli, coordenadora estadual do PAA-Compra Direta, a programação abrange itens importantes como a pactuação de metas do PAA-Compra Direta e Leite, atualização do Sispaa (sistema de informatização do Programa), orientações sobre as normas e diretrizes e apresentação da lista de verificação (check-list) para controle sanitário dos produtos adquiridos pelo PAA.

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

O Leite Fome Zero tem o objetivo de propiciar o consumo do leite entre as famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a produção familiar.

Já a modalidade Compra Direta permite a aquisição de alimentos para distribuição ou para formação de estoques públicos, regulando preços de alimentos e contribuindo para a movimentação de safras e estoques.

Calendário de Oficinas 2013 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA):

Fevereiro

– Dia 05 (terça-feira): Regional de Umarizal
– Dia 06 (quarta-feira): Regional de Pau dos Ferros
– Dia 19 (terça-feira): Regional de Caicó
– Dia 20 (quarta-feira): Regional de Currais Novos
– Dia 21 (quinta-feira): Regional de Santa Cruz
– Dia 27 (quarta-feira): Regional de São Paulo do Potengi

Março

– Dia 05 (terça-feira): João Câmara
– Dia 06 (quarta-feira): São José de Mipibu

Deixar um comentário