Homenagem de empresários a Henrique pode se transformar em apoio para disputar Governo

Por: Joaquim Pinheiro

Uma homenagem da classe produtora do Estado que vai ser prestada no ao deputado Henrique Eduardo Alves, do PMDB, no próximo dia 8 de março, possivelmente no Centro de Convenções em Ponta Negra pode se transformar num grande evento político/partidário de apoio ao nome do presidente da Câmara Federal a uma candidatura ao Governo do Estado nas eleições de 2014. Quem confirma o evento é o presidente da Fiern (Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte), Amaro Sales.

Segundo ele, o evento vai ser um reconhecimento ao trabalho feito por Henrique Eduardo em benefício do Estado e a sua ascensão à presidência da Câmara Federal, cargo que considera da maior importância para o Rio Grande do Norte quando tem um norte-rio-grandense na sua presidência.

“Entendo que a eleição de Henrique Eduardo é um canal aberto para agilização dos projetos de interesse do Estado. Henrique tem sido um importante parceiro e defensor das reivindicações do nosso Estado”, disse Amaro Sales, acrescentando que a Fiern convidará não só o setor empresarial, nas a classe política também, num  evento cuja estimativa é reunir mais de mil pessoas no Centro de Convenções.

Para o presidente da Federação do Comércio do rio Grande do Norte (Fecomércio), Marcelo Queiroz, o encontro é um reconhecimento também ao trabalho do deputado do PMDB durante os mais de 40 anos de atuação parlamentar. “Henrique Eduardo tem tido muita influência nos pleitos das classes produtoras do nosso Estado”, resumiu Marcelo Queiroz.

Na oportunidade será entregue um documento ao deputado Henrique Eduardo contendo reivindicações como ampliação ou construção de um novo Porto em Natal, ampliação de ferrovias, a exemplo da transnordestina, instalação de uma ZPE no Estado, entre outras reivindicações da classe produtora do Rio Grande do Norte.

Essa deverá ser a primeira homenagem que Henrique Eduardo receberá após ser eleito presidente da Câmara Federal, já que o parlamentar norte-rio-grandense irá tirar um período de férias para se recuperar do desgaste físico ao qual foi submetido durante o período da campanha quando viajou a praticamente todos os Estados Brasileiros na busca de votos para se eleger presidente da Câmara Federal.

É importante lembrar que na edição desta terça-feira, d’O Jornal de Hoje, a possibilidade do PMDB romper com o Governo do Estado voltou a ser levantada por pessoas ligadas ao PMDB. Os prefeitos do partido estariam bastante insatisfeitos com a gestão estadual e cobravam das lideranças políticas o rompimento.

Na matéria, porém, o nome cogitado por eles para disputar numa eventual candidatura a reeleição de Rosalba Ciarlini, do DEM, seria o do atual ministro da Previdência Social e ex-governador do Estado, Garibaldi Alves Filho. O peemedebista formaria uma chapa ao lado da petista Fátima Bezerra, atualmente deputada federal, mas que seria candidata ao Senado.

Nessa situação, vale ressaltar que cogitada em pesquisa da Consult no final do mês passado para ser candidata ao Senado em 2014 (que a apontou como uma das favoritas ao cargo), Fátima Bezerra não negou hipótese, mas afirmou que o objetivo, neste momento, é buscar a reeleição para a Câmara.

Além disso, em outras oportunidades, Garibaldi Alves Filho já confirmou que há uma insatisfação do PMDB com a gestão DEM e que a aliança nacional atrai o partido para uma aliança com o PT em 2014. O ministro afirmou também não ser candidato e já chegou até a negar a possibilidade, reforçando o nome de Henrique Alves a uma eventual candidatura peemedebista.

Henrique, por sua vez, se mantém próximo tanto do DEM no Rio Grande do Norte, quanto do PT em nível nacional. Tanto é assim que a governadora Rosalba Ciarlini esteve no lançamento do livro do deputado federal, em janeiro, mostrando que não há situação de crise entre os dois. Por outro lado, Henrique Eduardo tem sempre exaltado a gestão federal da presidente Dilma Rousseff, do PT, e acaba de ser eleito presidente da Câmara, justamente, por força do acordo existente com o Partido dos Trabalhadores.

Deputado deverá assumir presidência da República com viagem de Dilma

Suposto pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado nas eleições do próximo ano, o deputado Henrique Eduardo vai a partir de agora gerar fatos políticos objetivando a consolidação do projeto idealizado pelo seu pai, Aluízio Alves de elegê-lo governador, segundo uma fonte peemedebista.

O primeiro destes fatos poderá ser a homenagem que será prestada pelos empresários do Estado com participação da classe política no Centro de Convenções. Um segundo momento será quando Henrique Eduardo assumir a presidência da República na oportunidade em que viajarem a presidenta da República Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer.

Por ser o segundo na sucessão do Poder Federal, Henrique Eduardo desembarcará em Natal na condição de presidente da República. Consta nos meios políticos que será realizada uma grande mobilização no Estado com a participação de correligionários peemedebistas e aliados de todo Estado para recepcionar Henrique Eduardo e aclamá-lo candidato do partido a governador.

O presidente do Diretório Municipal do PMDB de Natal, ex-vereador Luis Carlos, que é um dos maiores defensores de uma candidatura própria do PMDB ao Governo do Estado, cita o nome de Henrique Eduardo em primeiro lugar do partido para disputar o cargo atualmente ocupado por Rosalba Ciarlini, seguido de Walter Alves e Garibaldi Filho.

“O senador não tem demonstrado interesse em disputar o cargo de governador, mas o partido pode indicar Henrique Eduardo ou Walter Alves. Os dois são lideranças consolidadas do PMDB e em condições de assumir o Governo do Estado”, avalia o presidente do PMDB natalense.

PLANOS “A” E “B”

De acordo com Luis Carlos o PMDB conta com os planos “A” e “B” para a sucessão estadual com os nomes de Henrique Eduardo e Walter Alves. E esclarece: “Henrique Eduardo poderá ser candidato a governador, senador ou disputar a reeleição, enquanto Walter Alves poderá ser candidato a governador, deputado federal ou ser novamente candidato a deputado estadaul. Atualmente, o PMDB é um partido forte, representativo, tem bons nomes e vive um bom momento”, concluiu o dirigente partidário. (JP)

Fonte:JH

Deixar um comentário