Lula vira ‘bombeiro’ da aliança pró-Dilma 2014

Além de lançar a recandidatura presidencial de Dilma Rousseff e de prontificar-se a correr o país em pré-campanha, Lula tornou-se uma espécie de ‘bombeiro’ da aliança partidária governista. Age para isolar os aliados desencapados e conter as desavenças mais acesas. Nos próximos dias tentará reparar um curto-circuito que ele próprio causou. Envolve a composição da chapa de Dilma.

Lula passou as últimas semanas estimulando a especulação segundo a qual não considerava absurda a ideia de desligar da tomada em 2014 o vice Michel Temer (PMDB). O plano era apagar o arroubo presidencial do governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) oferecendo-lhe a segunda posição na chapa. Deu errado.

Eduardo Campos não deixou transparecer nenhum entusiasmo. E o governador fluminense Sérgio Cabral (PMDB), que ficará desempregado no ano que vem, entrou na fila. Antes que a autoridade de Temer fosse eletrocutada, sobreveio um recuo. Na próxima quarta-feira (27), Lula deve jantar com Cabral no Rio.

Nessa conversa, que será testemunhada pelo prefeito carioca Eduardo Paes, a vice será retirada do horizonte de Cabral. No dia seguinte, Lula voará para Fortaleza. Ali, animará um seminário do PT e se encontrará com o governador cearense Cid Gomes (PSB), contrário à candidatura presidencial de Eduardo Campos.

Lula tenta encaixar nessa sua viagem ao Nordeste um tête-à-tête com o “companheiro Eduardo”. Em privado, revela-se convencido de que o mandachuva do PSB marcha com uma pisadura de candidato. Quer saber até onde vai a disposição.

Para não chamuscar Temer com novas insinuações, cuidou de mandar-lhe um recado. Deu-se por meio do novo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que foi recebido nesta sexta (22) no Instituto Lula. Amigo de Temer, o deputado ouviu rasgados elogios ao vice. Afora os encômios, Lula declarou sua predileção pela reedição no ano que vem da chapa de 2010.

Lula fará mais: irá encontrar-se com Temer –na casa dele ou no escritório em São Paulo. De resto, defende longe dos refletores que Dilma dê um jeito de acomodar na Esplanada o PMDB de Minas Gerais, cuja bancada já apelidou Temer de ‘Rainda da Inglaterra’ e ameaça bandear-se para o lado do tucano Aécio Neves.

Convencida por Lula, Dilma tenta reacomodar no primeiro escalão também o PR do senador Alfredo Nascimento, ‘varrido’ da pasta dos Transportes. Esforça-se também para deixar feliz o PDT de Carlos Lupi, que foi ‘faxinado’ do Ministério do Trabalho e não se reconhece na figura do substituto, Brizola Neto, também do PDT.

Juntando-se a essa caravana o PSD do ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab, Lula acha que pode asfixiar as outras candidaturas presidenciais por falta de vitrine televisiva. Uma reunião aqui, um seminário ali, um telefonema acolá, Lula, o ‘bombeiro’,  dedica-se full time ao projeto Dilma-2014.

Fonte:Blog do Josias

– Ilustração via Fraga Caricaturas.

Deixar um comentário