NOVA CRUZ:Prefeito Cid Arruda reuni secretários e auxiliares para engrenar os trabalhos

Na manhã desta terça-feira, 19 de fevereiro, às 8h30, foi realizada a primeira reunião de ordem técnica com os secretários e seus auxiliares, no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de Nova Cruz – NESA. O encontro contou com as participações do Prefeito Cid Arruda Câmara, dos Secretários: Valéria Arruda Câmara – Educação, Márcia Valéria – Assistência Social, Antônio Costa Moreira – Agricultura, José Jeconias Brabosa – Esporte, Rita de Cássia – Saúde, Germano Targino – Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Nízia Barbosa – Administração, Gizelda Felipe – Finanças e Controle Orçamentário, Carlos Queiróz – Infra-Estrutura, Jânio Borges – Licitações, Compras e Contratos, e dos procuradores Wanderson Silva Azevedo – Jurídico, Cyrus Benavides – Geral, e a assessoria de comunicação.

O Prefeito Cid Arruda iniciou a reunião destacando que o objetivo é engrenar todas as secretarias funcionando como uma verdadeira equipe de trabalho buscando o melhor resultado final possível. “Fomos à praça pública, montamos um plano de governo e agora precisamos corresponder o nosso povo”, relembrou.

Na sequência, Francisco Dias de Oliveira – contador, explicou a definição da administração pública, a rigidez e a burocracia do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em sua explanação apresentou o Processo de Despesa na Gestão Pública, rotinas e procedimentos; apontou as Leis 4.320/13 de Finanças Públicas, de Licitações e Contratos, e de Responsabilidade Fiscal; diferenciou as despesas correntes e de capital; relatou a Despesa Pública Orçamentária e Extra-Orçamentária; demonstrou a organização e a composição do Processo de Despesa.

Com base nisso, o contador mencionou que o Serviço Público é um processo contínuo não pode sofrer interrupções.

Em seguida, Maria do Socorro Moura de Oliveira – Gestora de Recursos Humanos, abordou a Resolução 030/2012 (TCE) que trata do controle de despesa pessoal, fiscalização direta e a Lei 1066/2003, a qual mostra que o município se tornou responsável pela pessoa física.

Logo depois, Cyrus Benavides – Procurador Geral, atentou para dois pontos: primeiro – como a função dos procuradores tem se definido, ele está encarregado por reunir materiais nos órgãos fiscalizadores para serem tomadas medidas enérgicas e Wanderson Silva responsável pelas questões processuais. Além disso, destacou a diversidade dos problemas jurídicos enfrentados em que aproximadamente sessenta processos que foram recebidos no dia 19 de janeiro, quando a Justiça retornou as atividades.

Adiante Jânio Borges – Secretário Municipal de Licitações, Compras e Contratos esclareceu que a Controladoria ocorrerá em três momentos: antes – seguindo os trâmites, durante – verificando se o processo se encontra com falha e depois – conduzindo o processo a Secretária de Finanças, Gizelda felipe, para dá um parecer final e arquivar. “Aprender junto será criterioso ao ser cobrado por qualquer falha no processo”, reiterou o secretário.

O prefeito finalizou a ocasião revelando como é difícil administrar uma cidade de porte médio, Nova Cruz. E aproveitou para agradecer: “Conto com vocês, agradeço a todos por terem aceitado suas funções e juntos encontraremos caminhos para colocar nosso município no rumo certo”, encerrou Cid Arruda.

Prefeito Cid Arruda Câmara recebe membros do Conselho Tutelar de Nova Cruz

O Prefeito Cid Arruda Câmara recebeu no Gabinete do Executivo Municipal, na manhã dessa sexta feira, 15, às 9h, membros do Conselho Tutelar do nosso município.

Estiveram reunidos com o Prefeito, os conselheiros: Antônia da Silva, Grésia Maria Vieira, Ivanilda Laurentino da Costa, Valmir Bernardino de Oliveira Jr., Zenaide Costa Toge. O objetivo da reunião foi a solicitação da internet, do transporte disponível para atender a demanda de denúncias e do telefone que realize ligações interurbanas.

Com base nisso, o prefeito ressaltou o decreto de Nº 001/13 que relata a situação de emergência no município de Nova Cruz, de caráter administrativo e financeiro. O documento agiliza as ações de contratação, instalação ou funcionamento de serviços públicos essenciais.

A situação de emergência no município de Nova Cruz, de caráter administrativo e financeiro, permanecerá em vigor enquanto não forem satisfatoriamente resolvidos e equacionados todos os principais problemas que afligem o município, com o prazo de 90 dias.

Durante a reunião Cid Arruda declarou: “Não houve carnaval em virtude da situação de emergência provocada pela seca e pela calamidade pública em que nosso município se encontra”. E ainda expressou uma das prioridades de sua gestão: “A preocupação é limpar nossa cidade, disponibilizar medicamentos no hospital, combater a evasão escolar”.

O prefeito enfatizou que o trabalho para o aumento do número de alunos nas escolas para o ano de 2014 já começou este ano com os professores ensinando em sala de aula, de modo que foi efetuado um recadastramento para redimensionar professores do município, os quais lecionavam em escolas do Estado para retornarem as escolas municipais. Além disso, os diretores das escolas pertencentes às comunidades rurais estão se dirigindo as residências das pessoas a fim de trazer alunos aos colégios.

“Diante da proporção dos problemas, eu espero encontrar a normalidade administrativa o mais rápido possível”, reiterou Cid Arruda.

O Prefeito declarou que em relação às necessidades básicas solicitadas pelos conselheiros como o carro buscará uma solução junto ao Assessor Parlamentar – Adriano Gadelha da Deputada Federal – Fátima Bezerra, será dado um posicionamento no mês de março. Quanto ao telefone o prefeito esclareceu que existem débitos acumulados da gestão passada e por falta de recursos não foram quitados, e a internet será instalada quando ocorrer à transição do Conselho Tutelar para o novo local.

 

Deixar um comentário