Ministro da Justiça garante a implantação do Brasil Mais Seguro no RN

Governadora recebe Ministro Eduardo Cardozo - Elisa Elsie (18)

Governadora recebe Ministro Eduardo Cardozo - Elisa Elsie (11)

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã deste sábado (9), a visita do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O ministro veio a Natal para discutir com a chefe do executivo estadual a implantação do programa Brasil Mais Seguro, que prevê investimentos para a modernização e melhoria da segurança no estado do Rio Grande do Norte.

“Nós temos uma pauta de discussões sobre várias coisas relacionadas à segurança pública, a mais importante é a priorização  do Rio Grande do Norte com o projeto Brasil Mais Seguro. Neste programa federal contamos com a parceira dos estados, nós dividimos as responsabilidades e o objetivo é reduzir os crimes violentos. O Brasil Mais Seguro tem se mostrado um projeto vitorioso”, afirmou o ministro.

A reunião aconteceu na sede da governadoria, e contou com a presença do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, do senador José Agripino e do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. A governadora Rosalba Ciarlini destacou a união dos políticos potiguares. “Para ter uma real diminuição da violência é preciso, além de investimentos, força e união. Precisamos trabalhar em conjunto e é isso que estamos fazendo aqui. Com essa união de forças vamos com certeza conseguir o nosso objetivo, que é o pacto pela vida, o pacto pelo Rio Grande do Norte.

Segundo o ministro da Justiça, a aplicação deste programa depende, primeiro, da realização de um diagnóstico, por meio das estatísticas e levantamentos é possível traçar um plano para combater a violência. “A criminalidade é um grande problema no Brasil. Queremos aqui firmar uma grande parceria, Governo Federal e Estadual, sem disputas políticas, sem disputas ideológicas, somando forças. Vamos criar uma série de metas e dividir as responsabilidades. Vamos pactuar com o legislativo, com o judiciário, com o Ministério Público e vamos fazer uma grande ofensiva contra a criminalidade”, pontuou José Eduardo Cardozo. O programa Brasil Mais Seguro já foi aplicado nos estados de Alagoas e Paraíba.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, o Governo do Estado está investindo na área de segurança pública, mas ainda é preciso fazer muito. “A fase de discussão já está perto de acabar, porque nós já temos as estatísticas, a nossa Secretaria de Segurança já mostrou os dados, e agora precisamos colocar em prática as ações deste projeto. O nosso Governo tem feito investimentos na área de segurança, mas ainda não é suficiente e o Governo Federal entende isso”.

O secretário de Segurança, Aldair da Rocha destacou a criação do projeto Metrópole Segura e também destacou a união da bancada federal potiguar. “Estamos reforçando o policiamento ostensivo nas ruas, mas isso não fica só por aí, vamos incrementar o trabalho da polícia judiciária, com a criação da divisão de homicídios que já vamos colocar em funcionamento e agora com o apoio do Governo Federal, e com a bancada federal do estado unida para nos apoiar, eu tenho certeza que o reforço chegou no momento certo, na hora que o RN precisa”.

Além do secretário de Segurança, também participaram da reunião o Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério; o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Canindé de Araújo e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

Deixar um comentário