GOVERNADORA QUER SOLUÇÃO JUSTA E VIÁVEL PARA MANTER APAMI FUNCIONANDO

x

Em reunião que aconteceu no final da tarde desta segunda-feira(29), na Governadoria, o secretário de Saúde Luiz Roberto discutiu com políticos e diretores da APAMI de São José de Mipibu alternativas que viabilizem a continuidade dos serviços de maternidade naquela instituição.

Com argumentos muito fortes o secretário Luiz Roberto colocou os pratos na mesa dizendo que a situação da saúde pública no estado é difícil em todos os aspectos, sendo impossível administrar a saúde pública dentro do atual contexto. Segundo o secretárioLuiz Roberto os hospitais não têm capacidade de resposta satisfatória, apesar do alto custo de mautenção.

A falta de médicos disponíveis para se completar as equipes de trabalho nos hospitais regionais vem sendo o calo da SESAP, além do grande número de hospitais espalhados nas diversas regiões do Rio Grande do Norte sem que possuam estrutura satisfatória para atender a demanda reprimida.

Luiz Roberto defende a continuidade dos serviços prestados pela APAMI,  sugerindo que  o Governo do Estado pactue ações e celebre convênios com a Prefeitra Municipal de São José de Mipibu, que se aliando a outros municípios compre serviços na APAMI, criando meios para que a instituição contrate os seus próprios médicos sem precisar do empréstimo dos servidores dos quadros do estado.

x

A médica Sara Medeiros, vice-presidente da APAMI de São José de Mipibu, colocou para a governadora Rosalba Ciarlini o quadro em que se encotra a mais antiga instituição de saúde existente no município.

x

Depois de ouvir as sugestões e argumentos do secretário Luiz Roberto o deputado Hermano Moraes pediu pela manutenção dos médicos do estado que ainda se encontram na APAMI, até o momento em que o Hospital Regional de São José de Mipibu tenha capacidade de oferecer os serviços de maternidade na mesma medida em que a APAMI também se adeque a nova realidade.

x

O prefeito Arlindo Dantas lembrou da importância do funcionamento da APAMI para o povo mipibuense, compreendendo também a realidade vivida em todos os municípios do Rio Grande do Norte com a crise na saúde. Arlindo disse ainda que a Prefeitura de São José de Mipibu está pronta para pactuar com a APAMI.

x

A crise na saúde instalada com a retirada dos pediatras da APAMI uniu a classe política mipibuense, colocando os vereadores de todas as correntes políticas de mãos dadas e ecoando a mesma voz em defesa da APAMI. O movimento também ganhou a simpatia do padre Matias Soares, líder religioso ouvido e escutado pela sociedade mipibuense.

x

O deputado Fábio Dantas enriqueceu o encontro com propostas de gestão, pedindo a manutenção dos médicos que ainda se encontram na APAMI, sugerindo ainda proposta inovadora que tende a estimular os profissionais da saúde na prática de suas atividades nos hospitais e unidades de saúde em todas as regiões.

x

O deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa e defensor da continuidade dos serviços na APAMI, disse que a Casa Legislativa está pronta para criar mecanismos legais que possibilitem melhorias para a saúde do povo do Rio Grande do Norte.

x

Depois de ouvir todos os argumentos apresentados durante a reunião, a governadoraRosalba Ciarlini parabenizou a forma como o assunto foi tratado pela classe política de São José de Mipibu, com pronunciamentos sempre respeitosos, mostrando total maturidade política e senso coletivo de responsabilidade.

Motivada para solucionar o problema a governadora Rosalba Ciarlini pediu para que a SESAP receba amanhã(30), no período da tarde, uma comissão técnica do município de São José de Mipibu, com representação da Prefeitura Municipal e da APAMI. “Formem uma comissão técnica para discutir a questão amanhã com o secretário Luiz Roberto, me tragam as soluções que aqui eu bato o martelo para a APAMI continuar com suas portas abertas”, disse a governadora.

x

Terminada a reunião que durou mais de duas horas a governadora Rosalba Ciarlini foi cumprimentar a vice-prefeita Fernanda Moraes(DEM) e os colegas médicos da APAMI, entre eles o Dr. Carlos Alberto Marques, ex-prefeito de São José de Mipibu e contemporâneo da Rosa nos tempos de faculdade.

Fonte:Blog Daltro Emerenciano

Deixar um comentário