Os 10 investidores mais ricos do mundo, segundo a Forbes

O bilionário Warren Buffett lidera com folga o ranking

1- Warren Buffet

Alex Wong/ Getty Images

size_590_Warren_Buffet

O primeiro lugar da lista não podia ser de outra pessoa que não Warren Buffet. Aos 82 anos, o megainvestidor americano acumula uma fortuna de 53,5 bilhões de dólares.

Em sua última cartada, a Berkshire Hathaway, holding de investimentos de Buffet , se uniu à 3G capital, do trio de brasileiros Jorge Paulo Lenmann, Beto Sicupira e Marcel Telles, para comprar a produtora de ketchup Heinz, que estava listada na bolsa, por 23,2 bilhões de dólares.

2- Prince Alwaleed Bin Talal Alsaud

Jasper Juinen/ Getty Images

Prince Alwaleed Bin Talal Alsaud

O príncipe saudita Alwaleed Bin Talal Alsaud é o único representante do Oriente Médio. Aos 58 anos e com uma fortuna de 20 bilhões de dólares, o príncipe se descreve como o investidor mais importante do mundo.

Alwaleed é sobrinho do rei Fahd, da Arábia Saudita, e começou a investir em ações nos setores da construção e propriedades logo após concluir seus estudos nos EUA.

Vendo os bons resultados, criou a Kingdom Holding Company, da qual detém 95% das ações, e que hoje investe principalmente empresas de gestão de hotéis como a Four Seasons Hotel & Resorts.

A Kingdom Holding também tem bilhões de dólares investidos em ações americanas, incluindo o Citigroup e a News Corp, de Rupert Murdoch.

3- Carl Icahn

Mat Szwajkos/ Getty Images

Carl Icahn

Aos 77 anos, o americano Carl Icahn tem no bolso 20 bilhões de dólares. Como um investidor ativista, Icahn conquistou seus bilhões liderando fusões e aquisições.

Em 2013, já começou o ano envolvido em uma disputa com o Bill Ackman sobre a Herbalife. Enquanto Ackman acusa a empresa de funcionar em um “esquema de pirâmide” Icahn defende a Herbalife e a compra de suas ações.

4- George Soros

Getty Images

George Soros

Nascido na Hungria, George Soros fez sua fortuna por meio dos agressivos fundos hedge.

Aos 82 anos, acumula uma fortuna de 19,2 bilhões de dólares, administrados pela Soros Fund Management, que cuida também do patrimônio das fundações criadas por Soros.

Hoje, o investidor é conhecido por sua filantropia. Suas fundações abrangem desde causas dos direitos humanos, até educação e saúde pública.

5- Mikhail Prokhorov

Mike Stobe/ Getty Images

Mikhail Prokhorov

O russo Mikhail Prokhorov já foi de playboy à político. Nas últimas eleições presidenciais russas, em 2012, ele disputou o cargo com Vladimir Putin e saiu com apenas 8% dos votos.

Aos 47 anos e com uma fortuna de 13 bilhões de dólares, Prokhorov é o mais novo investidor da lista. Em fevereiro deste ano, ele vendeu sua participação de 37,8% na mineradora Polyus Gold International, da qual foi presidente entre 2010 e 2011.

6- Ray Dalio

       Foto: World Economic Forum

Ray Dalio

Ray Dalio, de 63 anos, é descrito pela Forbes como “rei da rica indústria de fundos hedge”. O título se refere à Bridgewater Associates, maior gestora de fundos hedge do mundo – com cerca de 140 bilhões de dólares em ativos – fundada por Dalio.

Ele criou a Bridgewater em seu apartamento em Manhattan em 1975. Agora, com a crise, o investidor está vendendo participações societárias da empresa para funcionários e clientes e cedendo mais responsabilidade para garantir sua sobrevivência.

7- Ronald Perelman

Brad Barket/ Getty Images

Ronald Perelman

Conhecido tanto pelos seus negócios quanto pelos seus múltiplos casamentos, Ronald Perelman tem 12,2 bilhões de dólares em sua fortuna.

Aos 70 anos, o investidor tem uma variedade de aplicações, incluindo participações na gigante de cosméticos Revlon, na Deluxe Entertainment, Scientific Games e AM General, por quem está envolvido em uma disputa legal com o colega bilionário Ira Rennert.

8- James Simons

Wikimedia Commons

James Simons

Aos 74 anos, James Simons é mais um que deve seu sucesso (traduzido pelos seus 11,7 bilhões de dólares) aos fundos hedge.

Em 1982, ele fundou a Renaissance Technologies, que utiliza modelos de computador para encontrar ineficiências em títulos de alta liquidez.

O investidor se aposentou de suas funções na empresa em 2010, mas continua a ter um papel importante lá dentro e a se beneficiar do  sucesso dos fundos.

9-John Paulson

John Madere/EXAME.com

O investidor americano John Paulson

Outro titã dos fundos hedge, John Paulson, enfrenta momentos difíceis. O bilionário precisou assumir a cena para acalmar os investidores de seu fundo Paulson Advantage, que terminou 2012 com uma queda superior a 14%. Foi o segundo ano consecutivo no vermelho.

Aos 57 anos, ele tem uma fortuna de 11,2 bilhões de dólares.

10 – Philip Anschutz

Christian Petersen/ Getty Images

O bilionário  Philip Anschutz

Aos 73 anos e com 10 bilhões de dólares no bolso, Phil Anschutz fez fortuna com investimentos em petróleo, ferrovias e telecomunicações, mas suas maiores apostas sempre foram na área de entretenimento.

Por meio de sua empresa, Anschutz Entertainment Group, ele opera dezenas de salas de show pelo mundo, como o Staples Center e o Nokia Theater em Los Angeles. Sua divisão de música tem artistas como Justin Bieber, Enrique Iglesias e Jennifer Lopez, e a divisão de filmes produziu a série Crônicas de Nárnia.

Fonte:http://exame.abril.com.br

Deixar um comentário