PR discute prioridades para os municípios administrados pelo partido

Fotos: Marcos Dantas

Foto Jaime falando

foto 2

Uma manhã dedicada à discussão com prefeitos e vice-prefeitos do partido e suas prioridades para os municípios, além da destinação de emendas parlamentares. Assim foi o Encontro do PR realizado nesta sexta-feira (19), na Fazenda Samburá, em São Gonçalo do Amarante.

Na ocasião, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, anfitrião do evento, abriu o encontro apresentando um vídeo sobre as ações realizadas no município, além de destacar como tem feito para fazer uma boa administração pública, mesmo com a queda de receita e a seca, fatores que mais preocupam os prefeitos. Jaime Calado também distribuiu exemplares de livros editados pela prefeitura sobre os aspectos socioeconômicos e cultural do município.

Presente ao encontro, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FAERN, José Vieira, destacou a problemática da seca e a necessidade de rever a situação do Nordeste em relação às contrapartidas do Pacto Federativo. “Precisamos colocar o Nordeste de acordo com os serviços oferecidos e suas prioridades. Não podemos perder oportunidades em relação aos estados do Sudeste”, disse.  Na oportunidade, José Vieira agradeceu o empenho do deputado João Maia pelo empenho de todas as solicitações feitas pela federação junto ao Congresso Nacional.

O presidente estadual do PR, deputado federal João Maia destacou a necessidade de eleger as prioridades para destinar as emendas e apresentar os projetos aos ministérios. Na segunda-feira, o deputado deverá fazer a apresentação das prioridades e chamou a atenção dos prefeitos para priorizar o envio dos projetos.

A seca foi um dos principais assuntos abordados pelo deputado João Maia. “Precisamos de soluções definitivas, mas precisamos de ações de emergência”, disse. A relação do agricultor com o Banco do Nordeste também foi criticada pelo deputado. “O banco sabe que o crédito não presta e o agricultor sabe que não pode pagar. O banco obriga o agricultor registrar a confissão de dívida e isso precisa mudar. O agricultor não sabe onde buscar para pagar a dívida”, defende o deputado.

João Maia também citou exemplos de projetos, como o Programa de Apoio e Desenvolvimento da Aquicultura, do Ministério da Pesca, onde quem participa recebe um trator de esteira e uma escavadeira. “Temos que ter obras estruturantes para ajudar a conviver com a seca. A gente tem que aprender a gerir água. Fazer as interligações das bacias. Se tivermos um sistema que se possa interligar e administrar quando faltar. Eu acredito em parcerias. Precisamos procurar ajuda”, argumentou João Maia.

A mesa do encontro foi composta pelo deputado João Maia, o deputado estadual George Soares, o prefeito Jaime Calado, o presidente da Câmara de S. Gonçalo, Geraldo Veríssimo, o vice-prefeito de Jardim de Angicos, Victor Teixeira e o presidente da FAERN (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte), José Vieira.

Logo após o encontro, o prefeito Jaime Calado levou todos os participantes para uma visita às obras de construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Deixar um comentário